
Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o Teatro Castro Alves (TCA) transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. Desde maio, duas edições foram realizadas, atendendo mais de 500 pessoas de diversas cidades da Bahia e do Brasil. Agora, será aberta uma nova temporada de ensino a distância para interessados em adentrar neste mundo – não é necessário conhecimento prévio, o propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento.
São oferecidas três turmas, com duas aulas semanais cada, totalizando 185 vagas: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30. Uma aula inaugural com os três professores – músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) –, para todos os alunos, acontece no dia 13 de novembro, às 10h. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, entre os dias 26 e 30 de outubro (até 19h), através de preenchimento de formulário disponível no site www.tca.ba.gov.br.
Promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm encontros ao vivo, através da plataforma Zoom. A trajetória terá duração de um mês, com aulas realizadas no período de 16 de novembro a 18 de dezembro.
Para garantir a possibilidade de atendimento ao maior número de pessoas, o candidato só poderá se inscrever em uma das turmas disponíveis. Os participantes receberão por e-mail retorno sobre a vaga até 3 de novembro, devendo confirmar o interesse. Também antecipadamente, serão repassadas todas as instruções necessárias para usufruir da ferramenta de realização das aulas com facilidade, sem qualquer custo, bastando ter a conexão à internet.
A LINGUAGEM MUSICAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA
Com Alexandre Loureiro
Aulas: segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30, de 16 de novembro a 16 de dezembro
80 vagas (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos
Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a apreciação musical consciente. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.
GRANDES COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA
Com Karina Martins Seixas
Aulas: terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30, de 17 de novembro a 17 de dezembro
80 vagas (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos
O curso trata da trajetória de vida de grandes mestres compositores da música erudita e suas principais obras, levando o participante a uma viagem histórica e ampla para conhecer os nomes fundamentais deste universo. Karina Martins Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA). Integra a OSBA desde 2000 e promove o projeto “A música e os seus segredos” desde 2010.
INICIAÇÃO A FLAUTA DOCE
Com Uibitu Smetak
Aulas: quartas e sextas-feiras, das 10h às 11h30, de 18 de novembro a 18 de dezembro
25 vagas (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce
O curso oferece capacitação elementar em música na execução de flauta doce. Durante as aulas, os alunos recebem noções de execução do instrumento, assim como tópicos de teoria e apreciação musical. A flauta doce, em nível inicial, é de aprendizagem relativamente fácil. Seu mecanismo é simples e sua emissão, imediata. Além disso, é muito acessível pelo seu baixo custo e grande portabilidade. Também é um instrumento de grande versatilidade, pois com ela pode-se tocar música folclórica, popular e clássica. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.