Festa da Purificação em Santo Amaro


A tradicional de Festa de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, 81 km da capital,  terra dos irmãos famosos Caetano Veloso e Maria Bethânia, começa com a novena de 23 de janeiro a 1º de fevereiro na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação. No dia 26, acontece a lavagem do adro da Igreja da Matriz, com saída do cortejo das baianas às 9 horas e dia 2 de fevereiro é celebrada a grande festa com procissão em louvor à santa nas principais ruas da cidade do Recôncavo Baiano.

Já na parte profana, há uma vasta programação com shows e apresentações culturais durante o período dos festejos. Dentre as principais atrações estão Dilsinho, Psirico, Unha Pintada, É O Tchan, Lincoln & Duas Medidas, Igor Kannário e Edson Gomes.

História – A Igreja de Nossa Senhora da Purificação foi construída pelos jesuítas em 1608, mas em 1678 este templo ruiu, em 18 de Outubro de 1700. Em 1706, foi iniciada a construção da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação. O município foi  elevado a vila em 5 de janeiro de 1727. Tornou-se cidade em 13 de março de 1837, denominada de “Leal e Benemérita”.

Centro de Referência do Samba de Roda – Casa do Samba onde se desenvolve o Projeto Museu do Samba de Roda, essa Casa é Nossa! que tem como objetivo desenvolver, estimular e aumentar o acesso do público ao museu, através de atividades como oficinas, intercâmbios culturais, encontros e apresentações públicas.

O Museu fica no Solar Araújo Pinho, localizado na Rua do Imperador, à beira do Rio Subaé, em uma casa construída no final do século XIX, cujo segundo pavimento foi edificado pelo Conde do Subaé para hospedar o Imperador D. Pedro II. Desde 1979, o prédio é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Ecologia – As belezas naturais de Santo Amaro são indescritíveis tais como as cachoeiras da Vitória, do Urubu, Nanã e outras tantas, grutas e praia na Baía de Todos-os-Santos. O Rio Subaé no passado, era o responsável, pelo transporte fluvial de várias mercadorias, açúcar, cachaça, fumo, vinagre, farinha de mandioca, rapadura, e nos transportes de passageiros para Salvador, e outras cidades e lugarejos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.