Natal inesquecível no Centro Histórico


Concerto do maestro Ângelo Rafael. Divulgação

Tempo de se encantar com as luzes, agradecer, celebrar a chegada do Menino Deus e visitar seu presépio, de renovar a fé, cantar e se emocionar. Tempo de dar e receber, dividir com quem tem menos, ajudar Papai Noel em seu trabalho…E é isso que o Pelourinho Dia e Noite, programa da Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, vai fazer, ao promover pela primeira vez uma grande celebração natalina, com duas ações que tornarão o Natal no Centro Histórico inesquecível : o Terreiro de Papai Noel e o Concerto Eletrônico de Natal, integrando as ações de Natal promovidas pela Prefeitura de Salvador.

De 7 a 22 de dezembro, no Terreiro de Jesus, será montado o Terreiro de Papai Noel, um centro de doações de brinquedos novos e usados, que funcionará das 10h às 18h. Lá haverá três chalés onde ajudantes de Papai Noel receberão os visitantes.

No primeiro chalé haverá o Baú do Papai Noel, onde serão recebidos os brinquedos doados; no segundo chalé vai acontecer a Baladinha do Papai Noel com música eletrônica infantil; e no terceiro terá uma oficina onde as crianças que estiverem doando poderão escrever cartinhas para a criança que for receber o presente doado. Mais tarde elas receberão pelos Correios a resposta da criança que recebeu o presente. A ideia é conectar as duas crianças. E o melhor, nada virtual, tudo feito com papel, caneta e carinho.

Ao redor, no Cruzeiro do São Francisco, será montado pela Prefeitura do Salvador um presépio iluminado e no Terreiro de Jesus uma árvore de Natal de oito metros de comprimento e, surpresa ! Vai acontecer a eleição do Papai Noel do Pelô.

Ah! Sim ! O Pelourinho vai ganhar um Papai Noel do seu jeitinho e quem vai escolher o vencedor são as crianças que doarem os presentes.

E Salvador ganhará seu Papai Noel 100% soteropolitano

Provocação criativa – O Pelourinho Dia e Noite lançou a ‘provocação criativa’ aos artistas dos ateliês e galerias do Centro Histórico de conceber um Papai Noel com a mesma magia daquele lá do Polo Norte, mas com o “tempero” do Pelô. Foram 11 os participantes que primeiro apresentaram os esboços das suas ideias. Três foram selecionados e receberão uma verba de R$ 8 mil para realizar seu Papai Noel em linguagem de instalação, que será colocado na praça para visitação e votação das crianças. No dia 22 de dezembro o vencedor será anunciado e receberá uma complementação no valor de R$ 2mil.

No último dia 22 o artista plástico e cenógrafo Euro Pires e o artista plástico Guache Marques, sob a coordenação da diretora de Gestão do Centro Histórico Eliana Pedroso, se reuniram para a análise dos projetos. Foram observadas as regras preestabelecidas para a ‘provocação criativa’, como a diversidade da linguagem plástica e a adequação da proposta ao público infantil, e os artistas/ ateliês que tiveram seus trabalhos eleitos foram :

1.Cabuloso Atelier de Arte e Cultura – responsável: Marcos da Silva Costa

2.Atelier Vanderdesigner – responsável: Vanderlei de Oliveira

3.Atelier Menelaw Sete Pinturas – responsável: Menelaw Sete

Música para celebrar – O Concerto Eletrônico de Natal – Paul McCartney a Mozart – será realizado de 19 a 22 de dezembro, às 19h, no prédio da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus – Salão Nobre e janelas – a partir da apresentação de um concerto especialmente preparado pelo maestro Ângelo Rafael, e que reunirá numa mesma apresentação, a OCSal – Orquestra de Câmara de Salvador, o Coral Ecumênico da Bahia, o DJ Thiago Pugas e o teremista Fabio Luna, todos integrados realizando o espetáculo. Um teremista toca o teremim, primeiro instrumento eletrônico criado no mundo, em 1928, pelo inventor russo Léon Theremin.

Com cadeiras para abrigar a plateia, o Concerto Eletrônico de Natal tocará de Paul McCartney a Mozart, de Gilberto Gil a Villa Lobos. Tudo sob a regência do maestro Angelo Rafael, com iluminação cênica de Irma Vidal e produção de Simone Carrera.

“Fazer no Centro Histórico um Natal com muita arte e identidade, como parte do belo Natal que está sendo realizado pela Prefeitura de Salvador em toda a cidade. Estimular o soteropolitano a ir ao Centro Histórico para doar brinquedos e desfrutar da cultura local, dos monumentos, do rico polo gastronômico, das lojinhas, galerias e ateliês é o que desejamos”, afirma Eliana Pedroso, diretora de Gestão do Centro Histórico, que assina a coordenação artística do Natal do Pelourinho Dia e Noite.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.