A 5ª edição do evento intitulado pelos organizadores de Presente Ecológico da Sereia segue até dia 28 (domingo) na Gamboa de Cima, promovido pelo CEN – Coletivo de Entidades Negras, Musas – Museu Street Art Salvador, Comissão dos Terreiros Tombados, Afoxé Filhas de Gandhy e Associação dos moradores do Solar do Unhão.
Durante uma semana (desde o dia 22), a comunidade do Solar do Unhão, popularmente conhecida como Gamboa de Cima participa de diversas atividades, como mutirão de grafite, exposição de fotos, projeção de filmes e aulas de pesca.
Além de homenagear Iemanjá, rainha das águas salgadas, a ação realizada pelo CEN, tem como objetivo a preservação do meio ambiente. O presente entregue é composto apenas por objetos não poluentes, conservando a tradição e a natureza. Itens como perfumes e sabonetes não fazem parte do presente.
O presente não é ofertado antecipadamente por acaso, de acordo com o historiador e coordenador-geral do CEN, Marcos Rezende, a ideia é que o presente ecológico sirva como estratégia de conscientização, para que na data oficial as pessoas não descartem materiais poluentes como forma de homenagem.
No dia anterior a entrega do presente, os pescadores da Gamboa de Cima saem para pescar e todo peixe recolhido ao mar é para a preparação de uma moqueca, que é servida para os moradores da comunidade no domingo, dia 28 de janeiro e atende toda a comunidade.
Confira a programação completa:
5º Presente Ecológico Da Sereia Do Solar Do Unhão
25/01 – Quinta
09h: Escola de pesca
26/01 – Sexta
Dia dedicado a Oxalá, pintura das escadarias da comunidade de branco (somente morador)
27/01 – Sábado
Dia de pesca e parte religiosa (vetada ao público)
28/01 – Domingo
Grande Celebração Presente Ecológico
08h: Café da manhã com a comunidade
10h: Cortejo com Baianas, Filhas de Gandhy, pescadores e público em geral
11h: Entrega do presente
12h: Samba, moqueca e feijoada aberto ao público em geral.
Maiores Informações: www.cenbrasil.org.br