Cantora paulista Tulipa Ruiz faz show e lança disco TU


Tulipa Ruiz em foto de Liliane Callegari

Em formato intimista, a cantora e compositora paulista Tulipa Ruiz reúne canções inéditas e releituras de seu repertório em show com produção do irmão e parceiro Gustavo Ruiz e de Stéphane San Juan. O evento, que ocupa da Sala Principal do Teatro Castro Alves em 26 de janeiro (sexta-feira), às 21h, marca o lançamento de “TU”, disco gravado em Nova York e que tem lançamento 100% em formato digital pela ONErpm.

A própria Tulipa Ruiz descreve o novo trabalho

TU, com letra maiúscula. Em capslock para acentuar a grafia da palavra e assim mergulhar em seu significado. TU sou eu e é você. TU é a gente. Tu também é dois. Two. Eu e Gustavo, meu irmão e parceiro musical. Tu é para. É oferenda. A ideia do disco nasceu a partir de uma gira que fizemos voz e violão, formato que eu gosto de chamar de “nude”, porque é como se as músicas estivessem peladas. Tocar as músicas desse jeito nos aproximou da espinha dorsal de cada canção. E fiquei com vontade de gravá-las assim: um violão, uma voz e algumas poucas percussões.

Este é o conceito do disco. Sobretudo em um momento onde a tecnologia nos dispersa e a overdose de informação nos sobrecarrega, quis fazer um disco mais íntimo, mais próximo, mais cru. Em tempos de relações rasas, esse é um disco que me aproxima do ritual da fogueira. Do olho no olho. Dos meus amigos. Os antigos e os novos. Os da floresta e os da cidade. Tu sou eu, Gustavo e Stéphane San Juan. Gustavo no violão e na inventação das músicas junto comigo. Stéphane nas percussões. Os dois na produção do disco. Scotty Hard foi o engenheiro de som.

A primeira intuição que tivemos para TU é que seria um disco de releituras, mas durante o processo músicas novas apareceram. Cinco novas e quatro releituras. Ao todo são nove e eu gostei desse número porque o 9 contém a experiência de todos os números anteriores. Tem a ver com o conceito do disco: incorporar em sua atmosfera e existência a experiência dos discos anteriores.

 

Tulipa Ruiz – TU
Quando: 26 de janeiro (sexta-feira), 21h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto:
R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), das filas A a Z11
Classificação: 10 anos

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.