Confira as principais festas populares que marcam o calendário festivo de Salvador


Em dezembro começa o ciclo das festas de largo e lavagens em Salvador, a primeira é a de Santa Bárbara, no dia 4, logo a seguir, dia 8, a da Conceição da Praia e segue o calendário de festejos até fevereiro, antes do Carnaval, com muita devoção, música, alegria, comida e bebidas típicas! (Noemi Flores)

As festas de largo são homenagens prestadas aos santos do dia pelos católicos na sua respectiva Igreja e também pelos seguidores do Candomblé, pois cada santo representa um orixá para estes adeptos.

Geralmente os festejos dos católicos são com novenas ou tríduos, missas, procissões e quermesses. Mas paralelo a isto, outros organizadores realizam a festa profana com barracas instaladas nas proximidades do largo das igrejas com shows, comidas e bebidas típicas.

Algumas festas têm a chamada Lavagem acrescentando-se o nome do santo, exemplo Lavagem do Bonfim, porque de acordo com historiadores, na colonização portuguesa estas devoções vieram com estes colonizadores, quando havia uma festa do santo, antes da celebração, os escravos eram incumbidos de lavarem as igrejas e as escadarias.Como vieram da África e acreditavam nos orixás, foram identificando com os santos católicos e colocando nomes nestes santos em ioruba, conforme o que representavam para eles, a exemplo de Santa Bárbara, chamada Iansã, a Senhora dos Ventos da Tempestade, cuja saudação é Eparrei!. E muitos se converteram no catolicismo definitivamente.

Santa Bárbara

O calendários das festas de largo se inicia no dia 4 de dezembro com Santa Bárbara na Igreja do Rosário dos Pretos, localizada na Ladeira do Pelourinho. Foi construída na época do Brasil Colônia (1780) pelos negros escravos e alforriados devotos de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Santo Elesbão.

Esta festa é muito comemorada com procissão até pelo centro Histórico em direção ao Corpo de Bombeiros, localizado na Ladeira da Praça, cuja a santa é a protetora destes militares. Aí mescla as duas crenças, pois geralmente tem missa na corporação e também é oferecido um caruru, segundo os adeptos, o prato da orixá Iansã.

Conceição da Praia

Já no dia 8 de dezembro acontece a famosa festa de Nossa Senhora Conceição da Praia, localizada na Cidade baixa, Comércio, logo na descida do Elevador Lacerda, à esquerda. Nos dias que antecedem a festa, os comerciantes armam barracas de comidas, frutas e bebidas, se preparando para o grande dia.

A festa profana é tradicional, há décadas passadas teve seu auge, mas com o tempo foi decaindo muito. E, nos últimos anos, vem retomando o seu destaque entre as principais festas do calendário. Geralmente, um palco é armado nas proximidades do Mercado Modelo com várias atrações musicais com ostensivo policiamento.

Santa Luzia

No dia 12 a homenagem é para Santa Luzia, Protetora dos Olhos e da Visão, na igreja localizada no Pilar, também no Comércio. Lá  tem uma fonte de água em que os fiéis com problemas nos olhos no dia fazem fila para encher potes e levar para banhar os olhos, pois dizem se milagrosa. Os devotos percorrem as ruas do Comércio até  a igreja da Conceição em procissão e retornam a igreja. Embora esta festa seja mais para devotos, há instalação de barracas, na rua da igreja, com comidas e bebidas típicas.

Boa Viagem

Após Santa Luzia, as festas de largo só acontecem no outro ano, em janeiro, exatamente no dia 1º com a Festa da Boa Viagem e do Bom Jesus dos Navegantes, na igreja e bairro da Boa Viagem. É muito linda porque a santa sai da Igreja da Conceição da Praia, pela manhã, levada no dia anterior (31), na embarcação chamada Galeota Gratidão do Povo, construída em 1891, acompanhada por inúmeros barcos, que percorrem a Baía de Todos-os-Santos em direção a igreja na Praia da Boa Viagem.

Geralmente acompanhada pelo arcebispo, Dom Murilo krieger, que celebra uma missa campal na Praia da Boa Viagem, em frente a igreja que também segue com programação de missa o dia todo. Já quem vai somente para diversão na festa, encontra barracas montadas, na praia e em ruas próximas da igreja, com sons musicais, comidas e bebidas típicas.

Festa do Bonfim

Já na segunda quinta-feira do mês, a Festa de Nosso Senhor do Bonfim, uma das mais tradicionais da Bahia, em que a devoção é tanta que os fiéis saem da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, pela manhã, e seguem em cortejo até a Igreja do Bonfim, localizada na Península de Itapagipe, caminhando cerca de 7 quilômetros.

Lá tem a tradicional Lavagem das baianas vestidas a rigor, com as cores de Oxalá (azul e branco), que representa a divindade, o mesmo para os católicos, pois Nosso Senhor do Bonfim é Deus e Jesus Cristo.

Paralela às manifestações religiosas, a festa profana se desenvolve nas barracas, bares e restaurantes, próximos à igreja, com muita música, atrações musicais, comidas e bebidas típicas.

Quem não aguenta  percorrer os 7 quilômetros pode ficar no bairro do Comércio, onde após a passagem da procissão, desfilam minitrios, levando música e alegria para a galera, em meio a várias barracas instaladas e vendedores ambulantes no local.

Festa de Iemanjá

É a única festa exclusivamente dedicada a um orixá, Iemanjá, a Rainha do Mar, cuja a saudação é: Odoyá! Comemorada no dia 2 de fevereiro, no bairro boêmio do Rio Vermelho, na praia do mesmo nome, onde os pescadores construíram uma casa exclusiva para a orixá. Lá, durante todo o dia até por volta das 16 horas, são colocadas as oferendas dos devotos em balaios para serem lançadas ao mar pelos organizadores da festa, pertencentes a Colônia de Pesca do Rio Vermelho.

Esta festa tem uma magia muito forte, além das barracas instaladas em quase todo o bairro, os bares, restaurante, hotéis e pousadas realizam pacotes para os festejos, geralmente para quem quer ficar em um ambiente mais tranquilo, não se expondo ao sol e a multidão. Inclusive com direito a oferendas também, pois colocam balaios e posteriormente, auxiliados por pescadores, lançam ao mar.

Lavagem de Itapuã


Esta festa acontece uma semana antes do Carnaval, é a última do calendário antes da festa momesca. Começa na madrugada pelo Bando Anunciador, formado por um grupo de percussionistas e pelos organizadores, que percorrem o bairro anunciando a festa.O cortejo geralmente sai por volta das 10 horas com a participação de baianas que saem da Praia de Placaford até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, na praça Dorival Caymmi, onde lavam as escadarias.

Conta com a participação do bloco-afro  Malê Debalê, fundado  em 23 de março de 1979 por um grupo de moradores de Itapuã que sonhavam que seu bairro participasse do Carnaval de Salvador e isto se transformou em realidade. E hoje, o bloco possui uma das melhores percussões da Bahia, pois foi um dos escolhidos para representar o Brasil na programação do New Orleans Jazz & Heritage Festival, em New Orleans, nos EUA, em 2013 e já conquistou mais de 5 vezes o prêmio de  ‘Melhor Bloco Afro do Carnaval’, ganhando o Troféu Castro Alves.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.