O Coletivo Novos Cachoeiranos leva o Movimento Afro Atonalismo do Recôncavo para o Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira, no domingo (24), às 20h30. O concerto trará composições autorais dos integrantes do projeto, demonstrando as técnicas desenvolvidas nas aulas.
O Coletivo é um projeto coordenado pelo professor Sólon de Albuquerque Mendes, dedicado à arte e educação comunitária focado no ensino de arranjo, composição, contraponto, harmonia e estética, em parceria com músicos das filarmônicas locais – Lyra Ceciliana e Minerva Cachoeirana. O repertório do grupo é dedicado à produção autoral, misturando elementos da musicalidade do recôncavo, com elementos da vanguarda musical, como atonalismo, dodecafonismo, da música barroca e do Jazz.
O projeto é uma parceria entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT/UFRB, Proext e a Sociedade Cultural Orpheica Lira Cyciliana, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.