Livro sobre Carnaval e escolas de samba de Salvador, do compositor e cirurgião-dentista Geraldo Lima, será lançado nesta quarta-feira na Cantina da Lua, do Rio Vermelho.
Com o lançamento do livro ‘O Carnaval de Salvador e suas Escolas de Samba’, que acontece nesta quinta-feira (13), das 18h às 22h, na Cantina da Lua (Vila Caramuru, antigo Mercado do Peixe do Rio vermelho), Geraldo Lima, 68 anos, presta uma homenagem aos sambistas baianos e resgata a memória de um tempo em que criatividade, cultura popular e beleza animaram o carnaval da cidade. O evento acontece.
O novo título da Editora Corrupio, a mais antiga casa editorial da Bahia em atividade, tem 168 páginas e contou com recursos do Edital Setorial de Apoio a Publicação de Livros por Editoras Baianas da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Nascido no bairro do Garcia, o autor vivenciou os bastidores e a organização da festa carnavalesca que consagrou escolas como Ritmistas do Samba, Filhos da Liberdade, Filhos do Tororó, Juventude do Garcia, Diplomatas de Amaralina e Filhos do Politeama, entre outras, no período de 1963 a 1978, quando a Prefeitura de Salvador promoveu concursos e as agremiações desfilavam do Campo Grande à Praça da Sé.
Ilustrado com fotografias da época, o livro mostra o surgimento, os anos de glória e a decadência das escolas de samba. O autor traça perfis das principais agremiações, registra os enredos que emocionaram os foliões, como Os Negros na Bahia, Primeiro Aniversário da abolição, Samba – Canto livre de um Povo, Homenagem aos 50 Anos de Ialorixá de Mãe Menininha do Gantois, Epopeias de uma Raça, e também avalia o legado das escolas no carnaval atual.
Desfilam nas páginas da publicação cenas memoráveis, com passistas, ritmistas, diretores, compositores e outros personagens, anônimos e famosos, que tornaram a festa possível, como Paulinho Camafeu, Ederaldo Gentil, Nelson Rufino, Guiga de Ogum e Nelson Maleiro.
O Carnaval de Salvador e suas Escolas de Samba (168 páginas, R$40) apresenta apêndices com registros das músicas campeãs, os títulos conquistados pelas escolas do primeiro grupo, a repercussão nos meios de comunicação e entrevistas exclusivas com Walmir Lima, Ninha, João Barroso e Nelson Rufino, que relembram episódios curiosos e refletem sobre o carnaval contemporâneo.
Lançamento do livro: O Carnaval de Salvador e suas Escolas de Samba, de Geraldo Lima
Local: Cantina da Lua (Vila Caramuru, antigo Mercado do Peixe do Rio Vermelho)
Data: quinta-feira (13), das 18h às 22 horas
Preço do livro: R$ 40