Tríduo, trezena e forró para homenagear Santo Antônio


Devotos, turistas e quem aprecia uma festa tradicional da Bahia não podem deixar de participar de tríduos e trezenas em homenagem a  Santo Antônio, considerado o santo mais popular do país. Um pré-festejo e homenagem ao santo, o Tríduo de Santo Antônio tem reza cantada pelo grupo Ambiente Brasileiro e acontece no Teatro Sesc-Senac, Pelourinho, às 19 horas, na quinta-feira(8), sexta-feira(9) e forró com Celo Costa do Trio Nordestino, no sábado(10), às 20h30. Veja também as igrejas que estão homenageando o santo com trezenas, missas, procissões e festas! (Por Noemi Flores)

O Dia de Santo Antônio é 13 de junho e as homenagens bem como a todos os santos juninos: São João, São Pedro e São Paulo fazem parte da cultura do país há séculos, trazidas pelos portugueses, mas aqui no Brasil têm influência indígena e afro-brasileira. E os festejos são mais intensos na região Nordeste.

Santo Antônio é o santo padroeiro dos pobres, por isto se costuma guardar o pão bento ofertado por devotos entre os alimentos perecíveis para nunca faltar. E também é chamado o “santo casamenteiro” porque dava ajuda a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento, exigência dos séculos passados, neste caso século  XIII.

Paróquias que homenageiam Santo Antônio

Na paróquia Santo Antônio Além do Carmo a trezena acontece desde 1º de junho, às 20h. No dia festivo (13) haverá alvorada às 6h e Missas às 7h, 9h30, 11h (com oração por cura e libertação) e às 16h. A partir das 17h30 os devotos sairão em procissão, seguindo pelas principais ruas dos bairros Santo Antônio e Barbalho e retornando para a matriz. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a missa campal, às 19h, encerrando os festejos. O tema escolhido para este ano é Santo Antônio: missão e misericórdia.

Santo Antônio também recebe homenagens na paróquia dedicada a ele, localizada no bairro Fazenda Coutos. Com o tema A exemplo de Santo Antônio, eu creio, os fiéis participam da trezena às 19h. A cada noite a comunidade é convidada a colaborar com um gesto concreto por meio da doação de alimentos e de material de higiene.
No dia festivo (13) acontecerá alvorada às 5h30; Ofício de Nossa Senhora às 6h; Missas às 6h30 e às 10h. A partir das 18h acontecerá uma procissão, que sairá da entrada do bairro e seguirá até a matriz. A Missa Solene, que terá início às 19h, será presidida pelo bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva.

Na igreja Santo Antônio da Barra (Ladeira da Barra) os fiéis refletem à luz do tema Com Santo Antônio e Maria encontramos Jesus. A trezena segue até o dia 12, às 19h. No dia 11 de junho uma procissão sairá do Forte de São Diogo (Barra), Às 17h30, e seguirá para a igreja, onde o bispo auxiliar Dom Estevam presidirá a missa. Para celebrar o dia dedicado ao santo (13) a comunidade realizará uma alvorada às 6h30 e participará de Missas às 8h, 10h, 12h, 14h30, 16h e 18h.

No Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Irmã Dulce) também acontecem homenagens ao santo. A trezena continua, com Missas todos os dias, sempre às 17h. Já no dia 13, data festiva, haverá duas celebrações, às 9h e às 17h, dedicadas ao santo querido de Irmã Dulce, conhecido como “protetor dos pobres e oprimidos”. Como é tradição, as missas incluem sempre um gesto concreto, com a oferta de gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal que serão doados a famílias carentes e também ao público assistido pela instituição do Anjo Bom. O tema deste ano é “Com Santo Antônio, contemplamos Maria como modelo de fé e seguimento do Cristo”.

Com o tema Santo Antônio contempla o rosto da misericórdia do Pai, os paroquianos de Santo Antônio (Praça Cosme de Farias, s/n – Cosme de Farias) participam da trezena até 12 de junho, às 19h30.
No sábado (11) a comunidade realizará um forró, com início às 18h30. Neste dia as orações em preparação à festa de Santo Antônio acontecerão às 8h. No dia 12 de junho os fiéis se encontrarão às 18h. O dia festivo será iniciado com alvorada às 5h, seguida de Missa na matriz, que permanecerá aberta durante todo o dia. Este ano a procissão será às 19h, do final da rua Sossego até a matriz, onde será celebrada a Missa.

Oração de Santo Antônio

Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios.
Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos.
Faz que eu seja realista, confiante, digna e alegre.
Que eu encontre um namorado que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável.
Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social.
Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas.
Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé.

Assim seja.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.