![](https://oquefazernabahia.com/wp-content/uploads/2017/03/Feira-dos-Caxixis-3.jpg)
A centenária Feira dos Caxixis, em Nazaré das Farinhas-BA, é tradicional em todo o país e acontece na Semana Santa, de 13 a 16 de abril, que neste ano a Sexta-Feira da Paixão será dia 14 e o Domingo de Páscoa 16 de abril. A feira consiste em exposição de produtos de artesanato de barro, confeccionados de forma artesanal, em Maragogipinho(Aratuípe), além de apresentações musicais. E neste ano serão mais de 20 atrações num evento nunca visto na cidade: Léo Santana, Daniel Vieira, Xande de Pilares, É o Tchan, Olodum, Paulinho Boca, Carla Cristina, Samyra Show, Luziel Edcity, Duas Medidas, Bandana, Playway, Oz Bambaz, Daniel Vieira, Sem Retoque, Diego Moraes e grupos locais.
Na feira também são expostos e comercializados artesanatos de tecidos, palhas, madeira, etc. Além disso, visitantes e turistas de todo o pais têm a oportunidade de contemplar o riquíssimo acervo arquitetônico, estilo barroco como o Prédio dos Arcos, Prefeitura Municipal, Fórum, Pontes, Igrejas, Cine Rio Branco, Hospital,Via Sacra, Estação Férrea e outras construções.
Roteiro turístico – A cidade de Nazaré, distante 239 km de Salvador, é destino indicado para quem deseja ampliar o universo cultural e artístico. Durante o passeio, o visitante descobre que não dá para ir embora sem, pelo menos, conhecer alguns lugares. Entre eles, o galpão próximo ao espaço onde acontece a feira e que exibe a famosa locomotiva “Maria Fumaça”, adquirida em 1873, patrimônio histórico dos nazarenos. O lugar acomoda a primeira locomotiva de tram-roaddo município, a Visconde de São Lourenço, ao redor da qual funcionam diversas lojas e restaurantes que se tornam uma opção de diversão nos finais de semana.
Os visitantes também podem passear pela Via Sacra da cidade e orar aos pés do imponente Cristo, com 15 metros de altura, localizado no Morro do Silêncio, de onde abraça a cidade. De lá do alto é possível ver as peças artísticas de autoria do escultor Felix Sampaio e ainda desfrutar de uma bela vista do cenário que compõe a cidade. Já a Via Sacra conta, de forma artística e com esculturas, a história da Paixão de Cristo, em 14 estações.