Um passeio pelo Centro Histórico


turistas-no-pelourinho-foto-tatiana-azeviche-9
Foto de Tatiana Azeviche-Setur-BA

O desejo de conhecer a Bahia e usufruir de todas as belezas naturais, do lazer aprimorado e da culinária variada que a terrinha oferece, muitas vezes pode deixar o visitante e, até mesmo, o baiano confuso, sem saber onde começar. Mas, calma, sempre há tempo para tudo e, mesmo com poucos dias para aproveitar, pode-se levar um “gostinho de quero mais” se for escolher os lugares certos e seguir as dicas de OquefazernaBahia de localidades legais para se curtir nesta imensa Bahia. (Por Noemi Flores)

Por exemplo, quem chega em Salvador, já ouviu falar em seus cartões postais, no Centro Histórico, como Pelourinho, Elevador Lacerda e Mercado Modelo. Então pode começar por uma visita ao Pelourinho (Pelô), pertinho do Elevador Lacerda. Lá, vai passar pelo Terreiro de Jesus, onde se localiza a primeira Faculdade de Medicina do país, hoje funciona o Memorial de Medicina com acervo que abrange telas, documentos manuscritos e impressos, livros raros, obras de arte, fotografias,etc.

Ao lado, só separado, por uma rua, está a Cantina da Lua, bar, restaurante e espaço cultural, sempre com música ao vivo, regada a pratos deliciosos da culinária baiana e, ainda conta com a simpatia de Clarindo Silva, o proprietário do local, incentivador cultural, denominado pela imprensa como o guardião do Pelô.

Mais adiante, o turista vai encontrar os largos: Quincas Berro D´Água, Pedro Archanjo e Tereza Batista, onde estão instalados vários bares e restaurantes com grande palco para apresentações musicais gratuitas ou a preços populares.

Nestas praças, o visitante poderá se deliciar com shows como da banda “Samba do Pretinho” , aos domingos deste mês, no Largo Quincas Berro D´Água, gratuitamente. Um som maravilhoso que faz todo mundo balançar e se divertir muito em uma noite.

Nos outros largos também sempre com uma variedade de atrações imperdíveis. Mas quem prefere algo mais intimista poderá encontrar  música de voz e violão em outros bares e restaurantes instalados nas ruas do Pelourinho.

E, não se surpreenda se estiver sentado, ouvir declamações de poesias, nas sextas-feiras à noite. É isto mesmo, a performance Dobra de Raiça Bomfim e André Oliveira com o coletivo Poesia em Trânsito no Poesia no Pelô  param em frente aos bares para declamarem obras de poetas famosos e inesquecíveis, a exemplo do saudoso Damário Dacruz, baiano de Salvador que fundou a Galeria de Arte Pouso da Palavra, em Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo Bahiano, onde todos os anos se realiza a Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira).

Aos sábados tem o Música nas Esquinas que passeia pelas ruas do Centro Histórico à noite, sob o comando do Música de Quinta,  projeto musical d’A Outra Companhia de Teatro. Com  criatividade e irreverência este grupo sai da Cantina da Lua, sem rumo por todo o Pelô, onde misturam música, teatro e performance num grande cortejo pelas ruas do Pelourinho, espalhando alegria e diversão por onde passam.

Elevador e Mercado Modelo

elevador_lacerda_salvador_bahia
O Elevador Lacerda e o Mercado Modelo

O próximo passo é se dirigir  ao Elevador Lacerda que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, bairro do Comércio. Bem em frente se encontra o Mercado Modelo, com suas lojas de souvenires e seus restaurantes típicos e os tradicionais restaurantes do segundo andar, o Camafeu de Oxossi que vem de Angola os segredos do sabor especial deste restaurante da culinária baiana, que mistura a herança de índios, colonos portugueses e escravos.

O outro restaurante é o Maria de São Pedro, primeiro restaurante de comida típica da Bahia, fundado em 1925 por Maria, no antigo Mercado Modelo, o restaurante está há mais de 80 anos servindo uma culinária típica da Bahia. Hoje sob a direção de Luiz Domingos, filho de Maria de São Pedro. Os pratos mais famosos são: moquecas, xinxins, carurus e um inesquecível bobó de camarão.

Já no térreo do mercado, além de apreciar também a vista da Baía de Todos-os-Santos  pode-se assistir a show de música ao vivo nas sextas-feiras, no horário do pôr do sol, sábados e domingos, com excelentes bandas que tocam Música Popular Brasileira para ninguém botar defeito, a exemplo do Grupo Ambiente Brasileiro.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.