Cortejo Afro inicia temporada de atrações do verão


cortejo-afro
Banda do Cortejo Afro em foto divulgação de Andrew Kem

Cortejo Afro inaugura temporada de atrações do verão 2016/2017, com o tradicional ensaio em Salvador nesta segunda (28), 21h, na Praça das Artes, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. O grupo, criado há mais de 30 anos, traz homenagem ao cantor e compositor baiano, Gilberto Gil.

Cortejo Afro inaugura temporada de verão em Salvador nesta segunda (28), 21h, no Pelourinho. A Praça das Artes, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (CHS), espaço reativado pelo Governo da Bahia em outubro passado, sedia nesta segunda-feira (28), a partir das 21h, a abertura da temporada de atrações do verão 2016/2017, com o tradicional ‘Ensaio do Cortejo Afro’. O grupo, criado há mais de 30 anos, traz homenagem ao cantor e compositor baiano, Gilberto Gil. A mudança dos tradicionais ensaios do Cortejo do Largo Tereza Batista, que duraram 15 anos, para a Praça das Artes, ambos no Pelourinho, integra um programa de reativação de espaços públicos do Estado em Salvador, sob administração do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
“A Praça das Artes detém 1,5 mil metros quadrados de área e capacidade para cerca de 1,5 mil pessoas, mas esteve em desuso por muito tempo. Temos que pensar essas áreas como estratégicas para a cidade, tornando-as acessíveis, confortáveis, seguras e com serviços que atendam baianos e turistas, com parâmetros técnicos que respeitem o patrimônio edificado”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.

A segurança também é destaque no local. “A Polícia Militar (PM) e a Secretaria de Segurança (SSP) são parceiros dessas requalificações, assim como, já aconteceu no Passeio Público e agora na Praça das Artes, onde estão instaladas câmeras de segurança 360°”, completa João Carlos. As principais ruas do Pelourinho dispõem de câmeras. A PM está sediada com o 18º Batalhão (Rua da Oração) e a SSP com a Delegacia de Proteção ao Turista (Praça Cruz de São Francisco).

DANIELA, SAULO e LUIZ MELODIA – Em setembro do ano passado (2015), o IPAC reabriu o Passeio Público e em outubro deste ano (2016) o IPAC restaurou e abriu três estacionamentos aumentando para 286 vagas oferecidas para automóveis e 70 para motos na região do Pelourinho. A requalificação de museus e espaços do IPAC possibilitam bem-estar urbano, além de auxiliar a economia local e a geração de emprego e renda. A lista de convidados dos ensaios de verão é um chamariz à parte. Na abertura, no dia 28, o cantor Márcio Victor, do Psirico, já está confirmado. Outros artistas e grupos devem se apresentar até março de 2017, a exemplo de Daniela Mercury, Ilê Ayiê, Saulo Fernandes, Márcia Castro, Luiz Melodia e É o Tchan.

“O IPAC acertou quando trouxe uma nova empresa para o estacionamento com um preço justo. Agora os ensaios estão de casa nova e sem necessidade de sair do Pelourinho”, comemora o presidente do Bloco Cortejo Afro, Alberto Pitta. Ele conta que as novidades para os ensaios de verão e o carnaval do bloco incluem homenagens a Gilberto Gil através da inclusão de músicas do artista no repertório e de canções como ‘Parabolicamará’ e ‘Domingo no Parque’ na estética visual dos carros alegóricos e fantasias do grupo.

ACESSO – A Praça das Artes surgiu a partir da década de 1990, com a junção de quintais e ruínas do antigo casario. No local, o IPAC realizou serviços de paisagismo, poda de árvores e arbustos, plantio de mudas, re-iluminação, revestimento de piso, colocação de granito, pintura das paredes dos imóveis, instalação de uma gerência local e manutenção geral da área.

O acesso à praça é feito via Baixa dos Sapateiros (Avenida J.J. Seabra), através do estacionamento, ou pela Rua Gregório de Mattos, no Pelourinho  Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.