Mostra Cine Corpo estende temporada no ICBA

Com entrada franca, foi estendida até o dia 5 de junho a permanência da mostra Cine Corpo na galeria do Instituto Cultural Brasil Alemanha – Goethe-Institut Salvador/ICBA, no Corredor da Vitória.


Mostra Cine Corpo

Com entrada franca, foi estendida até o dia 5 de junho a permanência da mostra Cine Corpo na galeria do Instituto Cultural Brasil Alemanha – Goethe-Institut Salvador/ICBA, no Corredor da Vitória.

Dança, cinema, movimento, processos, percepções e transmutações são os conceitos que transformam dois curtas-metragens de Leonardo França – IFÁ (2015) e Laje do Céu(2012) – numa instalação a ser assistida numa galeria de arte. A visitação é gratuita, das 9h às 18h30. A ação integra oMóbile, projeto de manutenção de ações continuadas do Dimenti, que tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Ambos os filmes refletem a atitude da direção, montagem e roteiro de Leonardo França, artista que cruza diferentes atuações como diretor, ator, coreógrafo e performer. Ele trabalha com a ideia de “argumento detonador”, ao invés de um roteiro prévio tradicional. Essa escolha orienta o interesse por uma criação processual, na qual uma situação detonadora conduz as cenas seguintes.

Com produção de Gabriel Pedreira, IFÁ é um filme feito a partir de um jogo de búzios. Um filme como jogo, um jogo como filme. Laje do Céu é um docdança que constrói observações coreográficas de Itiúba, no sertão baiano, habitada por games, vaqueiros, motoboys, cactos e internet. O curta passeia pelas contradições de uma cidade do interior do Brasil, num tempo que avança retornando e retorna avançando. Neste lugar real e imaginário, o retrovisor da memória traz vento na cara, no vestido e no espelho.

A mostra integra uma temporada de circulação de repertório dos artistas-gestores da Dimenti Produções Culturais, como parte de Móbile, projeto de manutenção do grupo que completa 18 anos em 2016. Além dos filmes, os espetáculosSouvenir, de Jorge Alencar, e Desastro, de Neto Machado, voltaram a encontrar plateias baianas nO mês de maio.

Serviço

Mostra Cine Corpo estende temporada na Galeria de Arte do ICBA

Quando: Até 5 de junho, 9h às 18h30

Onde: Galeria de Arte do Goethe-Institut Salvador/ICBA

(Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)

Quanto: Gratuito

Realização: Dimenti

Apoio: Goethe-Institut Salvador/ICBA | Villa Salute | Escola Contemporânea de Dança

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.