O turismo religioso com romarias como a de Bom Jesus da Lapa, o Memorial de Irmã Dulce, a Lavagem do Bonfim em Salvador, o ecoturismo e aventura na Chapada Diamantina, o Carnaval, além de todas as festas populares da Bahia ganharam uma amostra representativa na 44ª Abav – Expo Internacional de Turismo, em São Paulo com participação do Rixô Elétrico, espécie de minitrio elétrico.
O estande da Bahia, montado pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), é um dos mais visitados da 44ª Abav – Expo Internacional de Turismo, que acontece até esta sexta-feira, 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Cerca de 70 parceiros do trade turístico do estado, que compreendem diversos setores, de hotelaria a receptivo, dentre outros serviços, divulgam para o trade nacional e internacional as belezas das 13 zonas turísticas baianas.
O público pede as mais diversas informações, como localização, atrativos naturais e como chegar aos destinos. Representantes de secretarias de Turismo de diversos municípios, donos de hotéis, pousadas, dentre outros profissionais que atuam em diversos segmentos, mostram para os visitantes que a Bahia não é apenas sol e praia.
“Do turismo religioso com romarias como a de Bom Jesus da Lapa e o Memorial de Irmã Dulce em Salvador, ao ecoturismo e aventura na Chapada Diamantina, estamos mostrando ao visitante que na Bahia não faltam opções”, afirma Diogo Medrado, superintendente da Bahiatursa.
O diretor de Promoções, Celsinho Cotrim, destaca as ações desenvolvidas no estande com a capacitação dos profissionais para vender mais e melhor a Bahia. Dentre elas, as turmas que reúnem dezenas de operadores, agentes de viagens e jornalistas especializados municiados com informações sobre os atrativos e produtos sobre as zonas turísticas.
“Eles participam também da roleta turística, de perguntas e respostas, com farta distribuição de brindes”, afirma Celsinho, que destaca os elogios recebidos pela equipe baiana, que pela segunda vez consecutiva se consagra como destino anfitrião da feira da Abav.
Rodas de capoeiras, baianas entregando fitinhas do Bonfim, distribuição de acarajé – o petisco mais famoso da Bahia – e uma profissional especializada em turbantes usando da criatividade para dar um toque final no visual das visitantes são alguns dos atrativos que mais têm chamado a atenção no estande da Bahiatursa.
O Carnaval, a Lavagem do Bonfim e todas as festas populares da Bahia ganham uma amostra representativa com a participação do Rixô Elétrico, espécie de minitrio elétrico que toca clássicos da música baiana e no final da tarde percorre as dependências da Abav arrastando os foliões.