MAM abre mostra de Frans Krajcberg


Fotos: Geraldo Moniz /Divulgação

O Museu de Arte Moderna (MAM Bahia) do Instituto do Patrimônio (IPAC) abre nesta quinta-feira (19.05) a exposição ‘Entreatos II – Frans Krajcberg Novas Aquisições’ que reúne 13 obras do artista, fotógrafo e ambientalista polonês, naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg (1921-2017). A mostra está na Galeria 3 do MAM, é gratuita e tem 13 obras do artista. Ainda vivo Krajcberg recebeu os mais importantes prêmios internacionais, dentre os quais o de melhor escultor do mundo pelo conceituado Grande Prêmio de Enku (Japão, 2015).

“Essa exposição é apenas uma das ações de preservação, conservação, institucionalização e promoção das obras de Krajcberg que estaremos realizando neste ano”, explica a diretora geral do IPAC, Luciana Mandelli. A mostra integra a Semana de Museus (16 a 21.05), evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), responsável pela política pública de museus no Brasil. A 21ª Semana tem como tema ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’. “Krajcberg foi um dos primeiros artistas a cunhar a expressão de sustentabilidade, ao tratar das emergências climáticas e das questões ambientais em geral e, por isso, é a nossa principal atração dessa Semana na Bahia”, completa Luciana.

HISTÓRICO – Segundo a dirigente do IPAC, o acervo de obras de Krajcberg foi disputado historicamente por vários estados brasileiros e por outros países. “Mas tudo foi doado ao Estado da Bahia, pelo artista ainda em vida, doação depois referendada pela Justiça da Bahia em 2022”, detalha Mandelli. Ela informa que o IPAC abriu um Inventário Público para o cadastro e o registro de todo o Acervo Krajcberg e em obediência às legislações criou uma Comissão de acompanhamento.

Parte do acervo de Krajcberg está sendo guardado e tratado no Museu do Recôncavo (Caboto, Candeias) devido ao grande espaço e maquinário especializado disponíveis. “Essa é uma experiência inédita para o Governo da Bahia, já que o Estado é responsável por todas as obras de arte que o artista deixou”, completa Luciana. A diretora anuncia que além da conservação, institucionalização e criação de reserva técnica no Museu do Recôncavo, o IPAC fará a promoção dessas obras. “Estamos construindo parceria com o IBRAM para que algumas coleções do Acervo integrem exposições itinerantes nos museus federais para apresentar e disseminar a obra de Krajcberg em todo o Brasil”, finaliza Luciana.

DESCUPINIZAÇÃO e CINCO EXPOSIÇÕES – O diretor do MAM, Pola Ribeiro, que acompanhou os trabalhos de conservação das obras de Krajcberg no Museu do Recôncavo, informa que o local dispõe de espaços e condições adequadas para o tratamento e a guarda do Acervo de quase 500 peças. “O IPAC inscreveu um projeto na Lei Rouanet via Instituto Pedra, para usarmos tecnologia de ponta, ao montarmos uma bolha de descupinização, a maior da América do Sul, que abriga as obras de arte por 40 dias, tirando o oxigênio, colocando gás inerte, o que elimina isópteros (cupins) e qualquer outro tipo de praga e insetos do Acervo”, diz Ribeiro.

“É muito potente termos simultaneamente no MAM, integrando oficialmente a 21ª Semana de Museus, exposições de Krajcberg, Agnaldo dos Santos, J. Cunha, Rubem Valentim e a Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi, aliados a ações educativas permanentes, oficinas de arte, residências artísticas e outros eventos correlacionados”, finaliza o diretor.

Já o curador da mostra de Kracjcberg no MAM, Daniel Rangel, destaca que as 13 obras serão transferidas para o museu. “O MAM nunca teve obra de Krajcberg e agora recebendo 13 itens de diferentes suportes como esculturas, relevo de parede, pintura, desenho e fotos”, relata. Com a mostra de Krajcberg, o MAM fica com cinco exposições simultâneas, além de ações educativas e artístico-culturais. Informações: telefones (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). Acesse o instagram @bahiamam e site www.mam.ba.gov.br.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.