Festival desfila manifestações culturais do Recôncavo


Samba de roda Filhos de Dona Cadú. Divulgação

O Festival de Cultura Popular toma conta das ruas, praças e largos do Centro Histórico de Salvador nos dias 25, 26 e 27 de novembro, sexta, sábado e domingo, colocando o público em contato, de forma gratuita, com toda a riqueza das manifestações culturais, do artesanato, e da comida do Recôncavo Baiano. Serão 22 atrações artísticas de Salvador, Santo Amaro, Acupe, Maragogipe, São Félix, São Bartolomeu, Saubara, São Brás e Maracangalha.

Uma edição especial da Feira da Sé será realizada, com 45 expositores, que colocarão à venda um mix de produtos de artesanato das regiões participantes do projeto. Peças  da ceramista Dona Cadu, máscaras produzidas em Maragojipinho, imagens sacras em cerâmica, são alguns dos produtos que poderão ser adquiridos pelo público. Contando com a participação dos restaurantes e bares do Centro Histórico, foi montado o Caminho da Comida Afetiva do Recôncavo, roteiro gastronômico especialmente criado para o festival e que conta com a participação de bares e restaurantes da região.

Serão realizados durante os três dias, cortejos com a Banda Didá,  Filhos de Gandhy e Pierrot de Plataforma, com as manifestações culturais Lindro Amor, Nego Fugido,  Caretas do Acupe, Mascarados de Maragogipe, Bumba Meu Boi, Burrinha, Charanga de São Félix e Chegança de Saubara.

No Largo do Cruzeiro do São Francisco acontecem as rodas de capoeira da Associação de Capoeira Mestre Bimba e sobem ao palco montado no local a quadrilha Asa Branca, as manifestações culturais Maculelê e Puxada de Rede e os grupos de samba de roda Filhos de Cadú, Samba Chula de São Brás, Samba de Roda João do Boi, Samba de Maragogó, Samba de Maracangalha e Samba de Dona Nicinha. No sábado, 26.11, às 18h, será realizado um show especial de Roberto Mendes.

Na sexta-feira,  25, as Baianas de Acarajé, grandes homenageadas desta primeira edição do Festival de Cultura Popular, celebram o Dia da Baiana do Acarajé e os 10 anos de reconhecimento do seu ofício como Patrimônio Imaterial da Bahia.  Neste dia a abertura do festival será realizada pela Banda Didá, a partir das 10h. A banda de percussão feminina sairá  do Largo do Cruzeiro do São Francisco e percorrerá as ruas do Pelourinho. A Feira da Sé também será aberta, assim como o roteiro gastronômico Caminho da Comida Afetiva do Recôncavo.

À tarde o afoxé Filhos de Gandhy sairá em cortejo, também do Largo do Cruzeiro do São Francisco, e irá receber em frente à Igreja do Rosário dos Pretos os membros da Irmandade do Rosário dos Pretos, as senhoras da Irmandade da Boa Morte e as Baianas de Acarajé. Uma missa será celebrada pelo padre Lázaro Muniz. Depois todos sairão em cortejo rumo ao Cruzeiro do São Francisco, entoando o Hino ao Senhor do Bonfim.

Confira a programação

Dia 25.11 – sexta-feira

10h – Abertura – Cortejo com a Banda Didá – saindo do Largo do Cruzeiro do São Francisco e percorrendo as ruas do Pelourinho.

10h – Abertura – Feira da Sé – Largo do Cruzeiro do São Francisco.

11h – Caminho da Comida Afetiva do Recôncavo – roteiro gastronômico dos bares e restaurantes que estarão abertos a partir deste horário.

16h – Cortejo com os Filhos de Gandhy – 16h – saindo do Largo do Cruzeiro do São Francisco e recebendo na Igreja do Rosário dos Pretos os membros da Irmandade, as senhoras da Irmandade da Boa Morte e as Baianas de Acarajé. Logo em seguida será realizada a missa solene presidida pelo padre Lázaro Muniz. Após a missa todos seguem em cortejo para o Cruzeiro do São Francisco, entoando o Hino ao Senhor do Bonfim.

Dia 26.11 – sábado

10h – Cortejo pelas ruas do Pelourinho com o Pierrot de Plataforma, de Salvador.

10h – Abertura – Feira da Sé – Largo do Cruzeiro do São Francisco.

10h30 – Apresentação de Maculelê e Puxada de Rede de Santo Amaro, no palco do Cruzeiro do São Francisco.

11h – Caminho da Comida Afetiva do Recôncavo – roteiro gastronômico dos bares e restaurantes que estarão abertos a partir deste horário.

11h30 – Cortejo pelas ruas do Pelourinho com o Lindro Amor, de Santo Amaro.

12h – Apresentação do Samba Filhos de Cadú, de São Félix, no palco do Cruzeiro do São Francisco.

14h – Roda de Capoeira com a  Associação de Capoeira Mestre Bimba, no Largo do Cruzeiro do São Francisco.

15h – Cortejo pelas ruas do Pelourinho com o Nego Fugido, de Acupe, Santo Amaro.

15h30 – Apresentação do Samba Chula de São Brás, de Santo Amaro, no palco do Cruzeiro do São Francisco.

16h30 – Cortejo pelas ruas do Pelourinho com o Caretas do Acupe, Santo Amaro.

17h – Apresentação do Samba de Roda João do Boi, de Santo Amaro, no palco do Cruzeiro do São Francisco.

18h – Show de Roberto Mendes, no palco do Cruzeiro do São Francisco.

Dia 27.11 – domingo

10h – Cortejo pelas ruas do Pelourinho com Mascarados de Maragogipe.

10h30 – Apresentação do Samba de Maragogó, no palco do Cruzeiro do São Francisco.

11h – Caminho da Comida Afetiva do Recôncavo – roteiro gastronômico dos bares e restaurantes que estarão abertos a partir deste horário.

11h30 – Cortejo pelas ruas do Pelourinho com o Bumba Meu Boi e a Burrinha de São Bartolomeu.

12h – Apresentação do Samba de Maracangalha, no palco do Cruzeiro do São Francisco.

14h – Roda de Capoeira com a  Associação de Capoeira Mestre Bimba – Largo do Cruzeiro do São Francisco.

15h – Cortejo pelas ruas do Pelourinho com a Charanga de São Félix.

15h30 – Apresentação da quadrilha Forró Asa Branca, no palco do Cruzeiro do São Francisco.

16h30 – Cortejo pelas ruas do Pelourinho com a Chegança de Saubara.

17h – Apresentação do Samba de Dona Nicinha, no palco do Cruzeiro do São Francisco.

Encerramento do Festival de Cultura Popular.

O Festival de Cultura Popular é uma realização do Instituto ACM – Ação, Cidadania e Memória, com produção da Canjerê Produções, apoio da ACELEN, Rede Bahia, Correio, ACHE – Associação dos Empreendedores do Centro Histórico  e apoio institucional da Prefeitura de Salvador.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.