Semana das crianças no MAM com cultura e brincadeiras


Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, fazendo do MAM-Bahia o único museu estadual aberto e com programação gratuita durante todo o feriado do Dia da Criança em Salvador

O feriado desta quarta-feira (12) será bem animado no Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia). Filmes e vídeos para crianças e adultos, jogos e brincadeiras para crianças, e até oficinas e bate-papos para adultos, possibilitando que os pais participem de encontro com especialistas enquanto as crianças estiverem criando e brincando. Todas as atividades são gratuitas e franqueadas ao público, fazendo do MAM-Bahia o único museu estadual que estará aberto e com programação gratuita durante todo o feriado em Salvador.

A programação começa às 9:30h da quarta-feira (12) na área externa do museu, com o ‘Encontro para brincar’, atividade lúdico-educativa para crianças. Rodas, cantigas, brinquedos corporais, construção de brinquedos, cordas, bolas, sucatas, histórias e pintura são algumas das atividades. Às 10h será exibido no Cine MAM Saladearte o filme ‘Mitã’ para os adultos acompanhantes das crianças. Às 10h, nas Oficinas do MAM, serão exibidos o filme ‘Eu vi as 3 meninas’ e os documentários ‘Território do Brincar’.

Às 14h acontece outro ‘Encontro para brincar’ nas Oficinas do MAM com rodas, cantigas, brinquedos corporais, construção de brinquedos, cordas, histórias e pintura. Às 16:30h começa o teatro musical ‘Brincaderê’, encerando o dia com o belo pôr do sol do MAM. Mesmo com todas as atividades voltadas para o público infantil, a exposição ‘UTOPIAS e DISTOPIAS’ também estará aberta das 10h até às 18h. São 117 artistas, baianos, nordestinos e de outros estados brasileiros, propondo um diálogo entre o acervo do MAM-Bahia e a arte contemporânea brasileira.

RESPIRAÇÃO da ALMA – Todas as ações integram a ‘Semana da Criança no MAM’ que começa na terça-feira (11) e vai até o sábado (15). A programação é gratuita e aberta aos visitantes do MAM, homenageando os ‘90 Anos de Lydia Hortélio’, professora e pesquisadora de música e cultura infantil e tradicional do Brasil. O planejamento da ‘Semana’ foi feito por Lydia Hortélio e sua equipe. A realização é da Casa das 5 Pedrinhas, Espaço Imaginário, Carretel Cultural, Avante Educação/Comunicação Social, Corrupio Música para Crianças e MAM-Bahia.

“Hoje as coisas mudaram muito, todos nós constatamos quanto e como, e vivemos assim mais ou menos perplexos com a aceleração e o rumo que tudo vai tomando”, destaca Lydia. Para ela seria fundamental despertar e manter a criança que carregamos dentro de cada um de nós. A professora lembra que “cada ‘brinquedo de criança’ é um gesto de evolução da espécie e contém o impulso de um desenvolvimento infinito”. E encerra com um alerta elucidativo: “Brincar é a respiração da ‘Alma’ e é a ‘Língua’ da criança. É sua maneira de ser, de configurar suas necessidades de crescimento e sentir a expansão de sua consciência menina”.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.