“Festival Cine Horror” no Instituto Cervantes com sessões atuitas


Filme Recife Assombrado. Divulgação

Exibições abertas ao público vão acontecer nos dias 24 de setembro e 8 de outubro, sempre às 14h, na sede do Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra.

O Instituto Cervantes Salvador, com sede na Ladeira da Barra, vai sediar programação do Festival Cine Horror, com duas sessões gratuitas e abertas ao público, nos sábados 24 de setembro e 8 de outubro, sempre às 14h. O Cine Horror é o principal festival dedicado ao cinema fantástico (terror, fantasia e ficção científica) no Norte e Nordeste do Brasil e promove sessões com obras cults e clássicos.

Na primeira sessão (24/09), será exibido o longa-metragem “Pieces” (Mil gritos tiene la noche), que ficou conhecido no Brasil com seu lançamento em VHS como “O Terror da Serra Elétrica”, dirigido por Juan Piquer Simón. Filmado em Madri com atores espanhóis, americanos e ingleses, pegou carona no movimento cinematográfico que ficou conhecido com slasher movies.

Época onde tanto os grandes estúdios quanto aos realizadores independentes procuravam criar filmes de horror baratos, com muitos sustos e cenas chocantes com efeitos especiais e maquiagens sangrentas. Na trama, um campo universitário é aterrorizado por um macabro assassino que, não contente em só matar as belas estudantes, também dilacera os corpos com a ajuda de uma serra elétrica.

Na segunda sessão (08/10), será a vez do longa-metragem “Recife Assombrado”, dirigido por Adriano Portela, e tendo como referência os livros de Gilberto Freyre, de Roberto Beltrão e de André Balaio (editores d´O Recife Assombrado). O longa conta a história de Hermano, que, diante do desaparecimento misterioso do irmão Vinícius, volta ao Recife depois de 20 anos.

Nesta jornada, ele enfrenta problemas relacionados ao passado da família e descobre uma cidade que, ao anoitecer, se torna sobrenatural e ameaçadora. O papel principal é do ator Daniel Rocha, que já atuou em novelas da Rede Globo, como “Avenida Brasil”.

A Mostra de Cinema Cine Horror procura, com suas exibições, fomentar o interesse, divulgar as produções e abrir debates sobre a importância que o cinema de terror tem para a história da sétima arte, assim como para as análises sociais presentes nestas obras de expressão audiovisual.

Cine Horror apresenta: “O Terror da Serra Elétrica/Pieces”
(Mil gritos tiene la noche/ 1982 /Espanha, EUA, Porto Rico)
Data: 24 de setembro (sábado), às 14h
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Direção: Juan Piquer Simón
Elenco: Christopher George, Lynda Day George, Frank Braña, Edmund Purdom; Ian Sera, Paul L. Smith, Jack Taylor, Gérard Tichy, May Heatherly, Hilda Fuchs, Isabel Luque, Roxana Nieto, Cristina Cottrelli, Leticia Marfil, Silvia Gambino, Carmen Aguado, Paco Alvez, Alejandro de Enciso, Carlos H. Aztarán, Emilio Linder, Víctor Iregua
Sinopse: Um campo universitário é aterrorizado por um macabro assassino que, não contente em só matar as belas estudantes, também dilacera o corpo com a ajuda de uma serra elétrica. Para resolver o crime, uma bela policial é selecionada no caso para trabalhar à paisana e atrair o psicopata. 

Cine Horror apresenta: “Recife Assombrado” (Brasil/2019)
Data: 08 de outubro (sábado), às 14h
Direção: Adriano Portela
Elenco: Daniel Rocha, Marcio Fecher, Germano Haiut, Pedro Malta e Rayza Alcântara.
Duração: 102 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse: Após o desaparecimento de seu irmão Vinicius, Hermano retorna para a capital pernambucana depois de 20 anos. Durante esta jornada em Recife, o rapaz descobre uma cidade sobrenatural e ameaçadora, assombrada por seres de lendas populares quando a noite cai. 
Local: Instituto Cervantes. Av. Sete de Setembro, 2792. 40130-000 Salvador – BA.
Informações: (71) 3797-4667
Quanto: Entrada gratuita

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.