Peça-metragem “Cangaça – A história de Maria Bonita”


Atriz Patrícia Oliveira em cena/Divulgação.

Quase 80 anos após o fim do movimento do cangaço, a peça-metragem “Cangaça – A história de Maria Bonita” traz à tela a história de Maria de Déa, vulga Maria Bonita, e dos cangaceiros de uma maneira nunca antes vista pelo público. Disponível entre os dias 1 e 10 de março, na plataforma Youtube (Link disponível na página do Instagram: @cangacaahistoriademariabonita), a peça metragem conta com direção de Georgenes Isaac, artista negro e LGBTQIA+ idealizador e membro fundador do “Coletivo Das Liliths”. O diretor traz consigo um olhar de zelo, respeito e poesia para a narrativa.

A atuação é de Patrícia Oliveira, com a importante missão dar vida à Maria de Déa e o faz destrinchando as nuances emocionais da personagem através da fala, expressões e, principalmente, olhares; e dramaturgia de Jorge Alves, que nos apresenta uma peça-metragem com detalhes históricos e pitadas de ficção, trazendo à tona a vida da personagem através das memórias, alegrias e melancolias. Para acessibilidade do espectador, o espetáculo contará com legenda.

A peça-metragem se inicia quando Maria, cansada das reclamações de Lampião com seu novo corte de cabelo, se afasta do bando para fumar seu cigarro. Acompanhada de sua protegida, Sila, Maria toma as rédeas da narrativa e nos conta sobre a vida no cangaço da perspectiva feminina.

Suas alegrias, brincadeiras, tristezas e sonhos para o futuro são expostos em um relato emocionante sobre o sertão, que conta com histórias que vão desde as fugas das forças policiais até a luta contra a fome e a sede. As desavenças com o marido e com outros membros do próprio grupo também ganham contornos dramáticos conforme Maria nos mostra sua personalidade forte e confrontadora. A rainha do cangaço destrincha as nuances do movimento, naquele que seria o seu último dia de vida.

O Projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

De 1 a 10 de março na plataforma Youtube. Link para a peça-metragem estará disponível na página do projeto no Instagram: @cangacaahistoriademariabonita. Gratuito. Para acessibilidade do espectador, o espetáculo contará com legenda.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.