Assista na TVE a seis filmes aprovados no Prêmio de Exibição Audiovisual


Yabas. Divulgação

Os filmes selecionados no Prêmio de Exibição Audiovisual (Programa Aldir Blanc Bahia) serão exibidos na programação da TVE fruto de parceria entre a Fundação Cultural do Estado e o IRDEB, e por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas). O Prêmio contemplou 18 curta-metragens, 25 longa-metragens, 10 séries e 7 telefilmes, totalizando 60 filmes. O público pode acompanhar as exibições na programação da TV ou no site.

Confira a programação dos filmes que serão exibidos na programação da TVE no mês de dezembro:

A Chave – Segundas, às 7h30 | Terça a sexta-feira, às 18h

Fundamentais nas formações sociais e profissionais, os professores são os protagonistas da segunda temporada de A Chave, série que aborda o universo da educação no Brasil. A Chave 2ª temporada acompanha, a cada episódio, a trajetória de educadores, em diferentes localidades, e retrata os desafios, escolhas, e rotina dos docentes. São 15 episódios e mais de 30 histórias que vão da educação indígena à diversidade de gênero, além de abordar a reinserção de presidiários e os desafios da educação rural.

Oralidades Ribeirinhas – Sábado, 04 de dezembro, às 22h

O longa de documentário Oralidades Ribeirinhas narra histórias e vivências de populações que vivem à margem do Rio São Francisco que abastece boa parte da região Nordeste e é de muita importância cultural, econômica e social para todo o país. O filme nos conduz a uma narrativa de que a vida do povo está ligada a vida do rio. A luta pela vida do rio é luta pela própria vida, pois com a morte do rio, vem a morte de toda uma população que depende destas águas para a sua sobrevivência.

Yabás – Domingo, 05 de dezembro, às 18h

O filme de Laís Lima é um registro sensível e comovente sobre a fundamental importância das mulheres no Bembé do Mercado – patrimônio imaterial do Brasil (IPHAN, 2019). Permeado de imagens do ritual e de depoimentos das mulheres que são autoridades do Candomblé na cidade de Santo Amaro – Ba, o documentário mostra as relações de gênero dentro da celebração do ritual de fé foi realizada em seu centésimo trigésimo ano de existência e resistência, em planos que nos transportam e convidam a participar das reflexões sobre a importância de honrar uma tradição de fé e ancestralidade.

Cartas para… Escritoras Baianas – Segundas-feiras de dezembro, às 21h

A série narra em seis episódios as trajetórias, experiências e visões de mundo de três escritoras baianas de diferentes origens étnicas, através de uma dinâmica de escrita e leitura de cartas e poemas. São elas, Maria Maya Pataxó Hãhãhãe, professora, escritora e líder indígena Pataxó Hãhãhãe , agregando 11 comunidades; Lívia Natália é poetisa, contista e professora titular da Universidade Federal da Bahia; Raíça Bomfim baiana de Vitória da Conquista, reside em Salvador desde criança, mestra em artes cênicas na UFBa, atriz, poeta, produtora e escritora.

Tudo tem um tempo – Sábado, 18 de dezembro, às 22h

O documentário “Tudo tem um Tempo” apresenta a jornada de seis dias de peregrinação dos reiseiros do Riacho da Vaca, comunidade quilombola situada no Alto Sertão Baiano. Foi por meio de um reiseiro desta comunidade que surgiu a inspiração para o filme. Em 2010, os realizadores conheceram José Sabino, reiseiro de 92 anos que acabou falecendo dois anos depois. Apesar da saúde debilitada, esse distinto senhor de personalidade intrigante ainda falava sobre a tradição do Reis de forma muito apaixonada e cativante.

Histórias de vida – Pastoras e Tocadores da queimada da palhinha – Sábado, 25 de dezembro, às 22h

O documentário Histórias de Vida – Pastoras e Tocadores da Queimada da Palhinha lança um olhar sobre a jornada de Mestras e Mestres da cultura popular da Bahia. Dirigido por Wayra Silveira, o longa-metragem busca valorizar os saberes de Pastoras e Tocadores de Simões Filho e Camaçari, todos artistas-devotos do Baile Pastoril Queimada da Palhinha. A festa acontece em homenagem ao nascimento do Deus Menino, prática cultural mestiça transmitida de geração em geração, realizada em comunidades da Região Metropolitana de Salvador.

Aldir Blanc Bahia – Esses vídeos também farão parte do Circuito Luiz Orlando de Exibição, quando do retorno das atividades presencias nos pontos de exibição pelo estado. São, ao todo, 125 pontos distribuídos em 102 cidades com Escolas Culturais. Os vídeos são frutos do Prêmio de Exibição Audiovisual, um dos instrumentos da Fundação Cultural do Estado para a utilização de recursos oriundos do Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A Chave

Quando: Segundas, às 7h30, Terça a sexta-feira, às 18h

Oralidades Ribeirinhas

Quando: Sábado, 04 de dezembro, às 22h

Yabás

Quando: Domingo, 05 de dezembro, às 18h
Cartas para… Escritoras Baianas

Quando: Segundas-feiras de dezembro, às 21h

Tudo tem um tempo

Quando: Sábado, 18 de dezembro, às 22h
Histórias de vida – Pastoras e Tocadores da queimada da palhinha

Quando: Sábado, 25 de dezembro, às 22h
Onde: TV aberta ou TVE online – www.irdeb.ba.gov.br/tveonline

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.