“Deus e o diabo na terra do sol” abre o Panorama Coisa de Cinema


Divulgação

O clássico “Deus e o diabo na terra do sol” (1964), de Glauber Rocha, inicia a maratona de filmes do XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema, nesta quarta-feira (1/12), com acesso gratuito. O filme será exibido às 20h10 no Cine Metha – Glauber Rocha (Praça Castro Alves), com retirada de ingressos a partir das 17 horas, na bilheteria do cinema. No mesmo horário, o acesso à obra será liberado gratuitamente no site panorama.coisadecinema.com.br.

Lançando um olhar sobre vários tipos de opressão, o longa-metragem foi escolhido para evidenciar o cinema como veículo e objeto de resistência. A rosácea da fachada do Cine Metha – Glauber Rocha foi desenvolvida por Rogério Duarte para a identidade visual do filme. “É um símbolo do cinema brasileiro, de sua força e importância”, afirma Marília Hughes, coordenadora do Panorama.

A primeira Competitiva Nacional também integra a programação de abertura, com exibição do documentário “Edna”, de Eryk Rocha, cuja personagem homônima é uma testemunha do arruinamento de terras na Amazônia brasileira. A sessão tem ainda os curtas “Como Respirar Fora D’água”, de Júlia Fávero e Victoria Negreiros, e “Eu Espero o Dia da Nossa Independência”, de Brunna Laboissiére e Bruna Carvalho Almeida. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente a partir das 17h.

Antes da exibição dos filmes, o público poderá curtir a apresentação Maestro Ubiratan Marques & Convidados, com participação especial de Mariella Santiago. O repertório percorre o universo de Mateus Aleluia, desde os Tincoãs até a orquestra Afrosinfônica. O acesso ao foyer será limitado para que não haja aglomeração, em respeito aos protocolos de prevenção da Covid-19.

O XVII Panorama segue até o dia 8 de dezembro, com cerca de 80 filmes em sessões presenciais e on-line. Quem preferir assistir às produções em streaming já pode comprar ingressos no site do festival. As entradas para as salas de cinema serão vendidas apenas na bilheteria do Cine Metha – Glauber Rocha, a partir do dia 1º.

Uma realização da produtora Coisa de Cinema, o festival conta com patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Abertura do XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema

Quando: 1º de dezembro (quarta-feira)

Onde: Cine Metha – Glauber Rocha (em frente à Praça Castro Alves)

No site panorama.coisadecinema.com.br.

Preço: Presencial – acesso gratuito às duas sessões

Online – acesso aberto apenas para “Deus e o Diabo na Terra do Sol”

Programação: panorama.coisadecinema.com.br.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.