Jogos Olímpicos inspiram atividades físicas no dia a dia


Divulgação

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam no dia 23 de julho com a disputa em 33 modalidades esportivas e participação de mais de 200 países. Os jogos podem inspirar as pessoas que desejam fazer atividades físicas, pois muitos esportes disputados na competição são acessíveis para serem praticados no dia a dia e trazem benefícios para saúde.

Atletismo, natação, ciclismo, vôlei de praia, levantamento de peso e as modalidades novatas nas Olimpíadas, skate e surf, são alguns exemplos de atividades esportivas que podem ser adotadas por pessoas de várias faixas etárias.

O coordenador do curso de Educação Física presencial e semipresencial da Unijorge, Iuri Nascimento, explica que adotar um esporte como atividade física é uma boa opção para quem quer se movimentar ao ar livre e que também gosta do aspecto lúdico desta prática.

Prof. Iuri Nascimento observa que “o ideal é a realização de um programa de fortalecimento muscular conduzido por um profissional de Educação Física, realizado de forma paralela à prática esportiva, no intuito de prevenção de lesões musculoesqueléticas e otimização do desempenho físico”. Para conhecer um pouco desses esportes, o coordenador lista abaixo as principais características de alguns deles:

Atletismo (corrida), Natação e Ciclismo – Rotuladas como modalidades de predominância aeróbica, muito identificadas com os benefícios cardiorrespiratórios e indicadas para aqueles que almejam o processo de emagrecimento.

Vôlei de praia – Destaque para melhora da agilidade, equilíbrio, coordenação e resistência cardiorrespiratória. A instabilidade proporcionada pela areia, promove maior exigência motora para os seus praticantes.

LPO – Levantamento de Peso Olímpico – Vem ganhando adeptos nos treinos de Crossfit, proporcionando principalmente o aumento da força muscular, capacidade física importante para as tarefas motoras cotidianas.

Skate e Surf – Os chamados Esportes Radicais são desafiantes no aspecto concentração e exigem muita flexibilidade, equilíbrio, coordenação e resistência cardiorrespiratória.

Em relação aos benefícios à saúde física e mental, o professor ressalta o controle do stress, a possibilidade de socialização, o controle do peso corporal (diminuindo a gordura corporal e preservando e/ou a aumentando a massa magra) associado a ajustes nutricionais, dessa forma, combatendo o surgimento de doenças crônicas degenerativas como obesidade, diabetes e hipertensão. “A avaliação física realizada por um profissional de Educação Física é fundamental para traçar metas individuais”, acrescenta o professor.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.