Com potenciais para investir principalmente nas vertentes do turismo religioso e cultural, o prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, se reuniu com o secretário Fausto Franco, na Secretaria do Turismo do Estado (Setur), recentemente, e apresentou as potencialidades do município do sudoeste baiano com vistas a habilitar-se para o mapa do Ministério do Turismo (MTur).
Caetité é famosa por ser a terra de personalidades como o educador Anísio Teixeira, cujo memorial, construído na casa em que habitou, na Praça da Catedral, atrai muitos visitantes à cidade. Também nasceram na região o cantor Waldick Soriano e políticos como Haroldo Lima, César Zama, Prisco Viana, Paulo Souto e Paulo Jackson, entre outros.
Na vertente do turismo religioso, destaca-se a festa da padroeira de Caetité, Nossa Senhora de Santana, comemorada no dia 26 de julho. Barracas são montadas na praça da matriz e turistas são atraídos tanto pelos aspectos festivos como religiosos, com procissões, missas e manifestações populares. Festas cívicas como o Dois de Julho também têm forte apelo popular.
No município é realizada ainda, no mês de janeiro, a Lavagem da Esquina do Padre, espécie de Carnaval fora de época que movimenta bastante a região. O patrimônio arquitetônico local inclui o prédio do Observatório e a Igreja Nossa Senhora de Santana.
“É necessário fazer um inventário da capacidade hoteleira e preencher uma série de requisitos para reunir os documentos e enviá-los ao Ministério do Turismo, que a cada dois anos realiza um recadastramento”, orientou o secretário Fausto Franco.
“Queremos colocar Caetité no lugar que ela merece, investindo em seu potencial turístico e nos nomes de suas personalidades, como Anísio Teixeira e Waldick Soriano”, afirmou o prefeito Valtécio Aguiar.