2ª edição online do Culinária Musical com o afrochefe Jorge Washington


Texto e foto (reprodução Mídia Ninja) enviados pela assessoria de imprensa do evento.

Na segunda edição do projeto Culinária Musical, próximos sábados (13 e 27/2), o afrochefe Jorge Washington vai reunir sua tradicional gastronomia afetiva à música e poesia, levando ao público uma programação bem diversificada. O projeto se adaptou às limitações impostas pela pandemia, sendo realizado inteiramente no formato virtual, com transmissão ao vivo no canal do Youtube da Casa do Benin. Não é necessária inscrição do público.

Neste sábado (13), a partir das 12h, a atração musical será a cantora Denise Correia e o cantor Elvis Bernardes, que receberão a cantora Gaby Cunha (SP). Formada em canto popular e performance de palco pelo Instituto Negra Voz (Isabêh), GabY foi iniciada na música gospel e hoje realiza shows em casas paulistanas.

Terá ainda a participação de Kátia Santos (RJ), pós-doutora em Literaturas e Culturas da Diáspora Negra, com ênfase no Brasil e nos EUA. Ela é escritora, pesquisadora do samba carioca. E a poesia ficará por conta de Nelson Maca. Neste dia, haverá homenagem a Clementina de Jesus, que no dia 7 de fevereiro faria 120 anos. “Nossos ancestrais fizeram da Clementina um repositório de canções e cantigas que sobreviveram aos porões, chibatas, alvenarias, cozinhas de madames. É um cantar que traz as marcas da experiência negra em todos esses diferentes tempos”, diz Katia Santos.

Neste dia também haverá desfile especial da marca Negrif. No cardápio, o afrochefe vai servir sua Moqueca de Marisco com mamão verde e ovos, que poderá ser encomendada pelo público no “pra levar do afrochefe” (delivery) em uma porção de 1kg no valor de R$40.

Inovando em seu formato, o Culinária continua com a Sexta Formativa, dia 26/2, 15h, em um batepapo gastronômico entre Jorge Washinton e Lourence Alves. Lourence é cozinheira, doutora em Nutrição, Alimentação e Saúde, bacharela e mestra em História e gastrônoma. Atua como professora dos cursos de Gastronomia e Nutrição e é pesquisadora de Alimentação, Religiosidade e Afrobrasilidades. Na ocasião, ela ensinará a fazer um Mafé de Frango.

Já no dia 27, 12h, o Culinária voltará ao Youtube da Casa do Benin, com outras atrações. Será a vez de Jonga Lima levar a música ao público, tendo como convidados Beatriz Ulloa e Mário Ulloa, além da performance internacional de Maurice Durozier (Teatro de Soleil, França). Terá ainda poesia com Cristiane Sobral, direto de Brasília e guellwaar adúm e performance de Dança com Denys Silva. No cardápio, Sarapatel.

Pedidos também poderão ser feitos neste dia, com mesmo valor e quantidade. O ator Fábio Santana apresenta ambas as edições.

Edital – O projeto Culinária Musical, idealizado pelo afrochefe Jorge Washington, com gestão de projeto da Simples Produções e produção da Mil Produções, foi contemplado pelo edital de Ocupação e Dinamização dos Espaços Culturais da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador para ocupar a Casa do Benin até junho de 2021.

II edição do Culinária Musical 2021

Quando: 13 e 27 de fevereiro de 2021 (sábados), 12h

Onde: Youtube da Casa do Benin (AQUI)

Quanto: encomendas R$40,00 porção de 1kg (+ taxa de entrega), pedidos pelo zap do Afrochefe 71 98878-4634

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.