“Waldemar Santana – O Leopardo Negro” selecionado para prêmio da FGM


Foto reprodução do Google

O projeto “Waldemar Santana – O Leopardo Negro” foi selecionado para o prêmio cultural Jaime Sodré de Patrimônio Cultural promovido pela Prefeitura Municipal de Salvador. A iniciativa foi desenvolvida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

O projeto tem como objetivo a disseminação da trajetória cultural desse ícone baiano que desempenhou significativo papel na história das artes marciais no Brasil, através da exibição de materiais jornalísticos, fotografias, textos, narrativas memorialistas, e produção de vídeos, podcasts e lives.
O ex-lutador baiano Waldemar Santana, conhecido como o Leopardo Negro muito ajudou a impulsionar a capoeira e luta livre no Brasil, incentivando o surgimento de novos atletas. O fato de ser baiano, com fama de capoeirista, também pesou a seu favor. Sabia inclusive fazer o marketing com o nome Bahia e montou uma academia no Rio de Janeiro e outra em Salvador, para ensinar luta livre, jiu jitsu e boxe..
O prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural é focado em apoiar manifestações e práticas culturais de preservação, valorização, dinamização e demais ações que contribuam para a continuidade da existência de bens culturais, além de gestões participativas e autônoma de práticas tradicionais referenciais desse segmento social.
O prêmio foi viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.