Literogames: Workshops com diferentes abordagens


Foto Ricardo Silva/Divulgação

Sabe aquela máxima que RPG são jogos com cenários internacionais apenas com vampiros e elfos? Entre os dias 29 e 31 de janeiro a primeira edição da Literogames vai descontextualizar. Nestes dias, estão programados três Workshops. Um ensinará a narrar para os jogos, o outro como criar sentidos quando se estiver narrando e o terceiro trará o nordeste para o game. Já que a inspiração do RPG vem da literatura, o evento propõe que novos contextos sejam imersos.

A Literogames é um evento 100% online que mostra a união entre a ludicidade dos jogos com o universo da literatura. No qual o público é parte integrante da história que está sendo contada. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo site www.literogames.com.br .

Entre painéis e workshops virtuais o evento conta com a presença de Jaime Daniel Cancela nos dois primeiros dias do evento. O criador do projeto O Metagamer, que tem o objetivo de estimular a prática de jogos como atividade cultural e familiar, no dia 29, a partir das 11 horas apresenta o Workshop “Aventuras instantâneas – criando histórias para agora!”.

Neste momento, a proposta é desenvolver respostas rápidas para a falta de um narrador, para ensinar o que é RPG para iniciantes e para relaxar com o jogo. A ideia é mostrar modos de envolver os jogadores em uma aventura dinâmica e como lidar com situações inesperadas.

No dia 30, às 9 horas, Jaime Daniel segue com seu segundo workshop do evento “Cenas & Cenários: Desenvolvendo com todos sentidos, jogos de RPG” em que serão apresentadas ideias de como usar todos os sentidos naturais (ou sobrenaturais) em narrativas de RPG.

Diego Azevedo e Silvani Neri apresentam no dia 31, às 9 horas o workshop “Criação de Histórias: Entre o Sertão e o Mar”. Aqui fica evidente a literatura presente no evento, os participantes vão criar os jogos durante o ato de jogar. Neste momento, trarão cenas do Nordeste com histórias, narrativas e proposições.

Historiador e co-criador do Historiart Studio, Diego Azevedo é o criador de jogos narrativos como Aventuras Ancestrais, Caçadas Primais, Movin’On e Mares do Sertão. Silvani Neri é Game designer da série de micro-jogos de RPG A Trama do Criar, é CEO da LAB#108, gestora de conteúdo do programa Aprenda Jogando.

*Literogames* – Painéis virtuais, workshops on line, lives de jogos narrativos e de tabuleiro. Esta é a proposta da primeira edição do evento que acontece de 29 a 31 de janeiro. Os workshops têm inscrições limitadas e acontecerão na plataforma Zoom. O ponto de encontro para Painéis e lives será no Youtube e agregará as culturas on e offline. A convenção cultural que será 100% online, ao vivo e gratuita, vão reunir especialistas e entusiastas em jogos para três dias de diversão para todas as idades.

Ao todo serão mais de 50 convidados, divididos em três dias (37 horas de evento), com 21 transmissões e 15 mesas de jogos com inscrições antecipadas. Idealizado pela Lupa Promoções, com curadoria da 42 Cultural o projeto nasceu com a finalidade de aproximar os jovens ao mundo da literatura.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.”

Agenda

Evento: LITEROGAMES
Acontece: 29, 30 e 31 de janeiro de 2021
Onde: ONLINE, confira a programação no site literogames.com.br
O que: Painéis Virtuais, Workshops, Lives de Jogos (Narrativos e Tabuleiros)
Pra quem: Amantes de jogos RPG e amantes da literatura de todas as idades
Acesse: www.literogames.com.br | @literogames (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.