“Donas do Baba” realiza debate sobre mulher e futebol


Marina Mattos/Divulgação

Sempre que se pauta mulheres e futebol, o primeiro pensamento é inevitavelmente o futebol feminino. Ou pior: os clichês e preconceitos sobre a presença da mulher em campo ou em torno dele. A série audiovisual baiana “Donas do Baba” extrapola a categoria de gênero do esporte e tem como foco a mulher em suas variadas relações com esta paixão nacional.

Esta série lança um programa de lives em sua página no Instagram (@donasdobaba) para ampliar esta discussão e demonstrar que mulheres, quando acompanham, vivem, jogam, vibram, se informam, opinam sobre e trabalham com futebol, têm uma existência mais abrangente e profunda do que este recorte. A estreia será no dia 21 de dezembro (segunda-feira), às 19h, com o tema “Mulher e futebol: uma relação para além do futebol feminino”, tendo como convidada a psicóloga, professora, pesquisadora e torcedora atleticana Marina Mattos.

Marina Mattos (@marina.mattos.psicologa) dedica-se aos estudos do futebol, relações de poder e produção de subjetividades há 13 anos. Integra o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas da Universidade Federal de Minas Gerais (GEFuT/UFMG), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social do Esporte da mesma instituição (GEPSE/UFMG), a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP) e também o Grupo de Trabalho Esporte, Cultura e Sociedade do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

É produtora e comentarista do Programa Óbvio Ululante na Rádio UFMG Educativa e colunista no portal Ludopédio. De sua formação, é mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado doutorado sanduíche na Universidad de Buenos Aires (UBA) e estágio pós-doutoral em Estudos do Lazer na UFMG.

Como participante da live, ela vai analisar como as mulheres no futebol estão (e podem e devem estar) em todos os espaços e se relacionam de todas as formas com o esporte. Muitas e diversas, mulheres que têm o futebol em suas vidas não são todas jogadoras – nem necessariamente, prioritariamente ou apenas se voltam ao universo do futebol jogado por mulheres, seus times, campeonatos e coberturas: elas podem ocupar os mesmos espaços e ser as mesmas coisas que os homens são nesse universo.

SOBRE DONAS DO BABA – O fundamental debate sobre o futebol feminino, a valorização de suas atletas e o reconhecimento de suas conquistas tem sido engajado nos últimos anos. Considerando este movimento, mas ampliando o seu contexto, a série audiovisual baiana “Donas do Baba” extrapola a categoria de gênero do esporte e tem como foco a mulher em suas variadas relações com esta paixão nacional.

Como se dá esta presença, como fortalecê-la num ambiente marcadamente machista, como elas atuam para além do campo, como o futebol baliza suas vidas, como vivenciam seus laços afetivos e profissionais com este universo? Estas e outras questões surgem em cinco episódios documentais que adentram a rotina de personagens que vivem de ou para o futebol.

Com direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna, roteiro de Pedro Perazzo e Eric Luis Carvalho, pesquisa de Eric Luis Carvalho e Tais Bichara, direção de fotografia de Liz Riscado, direção de som de Ana Luiza Penna, montagem é de Agnes Cajaiba e produção executiva de Amadeu Alban.

A série foi realizada através do “Bahia na Tela” – Edital de Chamada Pública para Seleção de Projetos para Pré-Licenciamento de Produções Audiovisuais, promovido pelo Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (IRDEB), e terá lançamento oficial, em breve, na programação da TVE Bahia.

DONAS DO BABA apresenta programa de lives: “BATE BOLA”

Tema: “Mulher e futebol: uma relação para além do futebol feminino”

Convidada: Marina Mattos, psicóloga, professora, pesquisadora e torcedora atleticana

Quando: 21 de dezembro (segunda-feira), às 19h

Onde: www.instagram.com/donasdobaba

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.