Caian e Rafael Fraga lançam “A Real da Liv/fe” na Casa Preta


Foto Heder Novaes/Divulgação

O músico, compositor e cantor Caian e o baterista e percussionista Rafael Fraga se reencontram para estrear o projeto “A Real da Liv/fe” da Casa Preta, centro cultural no bairro do Dois de Julho, em Salvador, cuja inauguração, em 2010, foi realizada com uma apresentação desta mesma dupla. O show acontece no dia 15 de agosto (sábado), às 20h, com transmissão ao vivo no canal Casa Preta Espaço de Cultura no YouTube. O público poderá fazer contribuições durante a exibição, valores que vão custear a produção e o cachê dos artistas.

Com carreiras independentes, mas entrecruzadas ao longo de mais de uma década, os dois vão tocar um repertório intimista e autoral. Caian, em voz e violão, seleciona dentre sua obra, marcadamente roqueira, as canções que melhor se adequam ao formato, e inclui inéditas que foram criadas durante a quarentena, a exemplo de “Acalanto de Isolamento”. Rafael transpõe numa diversidade percussiva a sonoridade dos arranjos de bateria, além de tocar piano em algumas faixas. Assim, o espetáculo digital se faz especialmente preparado, num trabalho de recomposição que transforma em novas as músicas que há anos eles apresentam nas noites soteropolitanas.

Qual é a real da life? É o que a Casa Preta vem se perguntando. A vida não está fácil para ninguém, inclusive para os artistas, técnicos, produtores e gestores da Casa Preta. Fechada desde o dia 16 de março, a Casa Preta, durante a pandemia, lançou o seu novo site (www.casapreta.art.br), intensificou suas redes sociais, disponibilizou farto material gratuito de seus grupos e artistas residentes e parceiros, e, agora, entra na onda da live. Esse é o esforço de reinventar a atuação de um espaço cultural, marcado pela sua interação no ambiente físico, no espaço virtual.

“A Real da Liv/fe” é, ao mesmo tempo, uma campanha de arrecadação, que pode ajudar profissionais da arte e também o retorno às atividades da Casa Preta, na forma que hoje é possível e segura: ao vivo, mas sem público. Depois da estreia no dia 15, já há agenda marcada para os dois sábados seguintes, sempre às 20h: Mayale Pitanga, no dia 22, e Caboclo de Cobre, em 29 de agosto.

Através de QR Code exibido no vídeo, os internautas poderão fazer contribuições de R$ 12,00, por meio do PagSeguro, ou de qualquer outro valor pelo PicPay. A arrecadação será revertida para os artistas, os técnicos e também para o espaço.

Sobre Caian – Músico, compositor e cantor soteropolitano, Caian desenvolve trabalho autoral desde 2007 e possui vasto currículo como guitarrista – atualmente, integra a banda de Baco Exu do Blues, com quem tem viajado em turnê pelo Brasil desde início de 2019. É formado em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Lançou, em 2016, o álbum “Plutão”, pelo qual foi indicado ao Prêmio Caymmi na categoria Revelação, e está finalizando seu segundo disco, “Paixão e outras drogas”, gravado no estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro.

É membro, desde 2012, do grupo Nossos Baianos F.C., um tributo aos Novos Baianos, capitaneado por Lahirí Galvão, filho do poeta Luiz Galvão, tendo aval da grande banda homenageada e com o qual tocou em diferentes ocasiões ao lado de Baby do Brasil. Atua ainda na produção e execução ao vivo de trilhas sonoras para teatro, com destaque para “Dissidente”, da Companhia Teatro da Casa, com direção de Gordo Neto, estreada em 2012, pela qual foi indicado na Categoria Especial – Trilha Sonora do Prêmio Braskem de Teatro, e para o musical baiano “Amor Barato”, dirigido por Fábio Espírito Santo, também de 2012 e que foi remontado em São Paulo em 2018, cumprindo temporada também no Rio de Janeiro. Saiba mais e ouça em www.ricardocaian.com.

Sobre Rafael Fraga – Baterista, percussionista e professor de Música com habilitação em Piano, graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Católica do Salvador (UcSal). Foi aluno do curso básico de Percussão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde estudou percussão com o professor Jorge Sacramento. Na Academia de Música da Bahia (AMBAH), estudou bateria com Jorge Brasil.

Na UcSal, foi aluno de piano do professor Paulo Gondim. Possui grande experiência tocando em shows, realizando turnês e gravando com diversos artistas de diferentes estilos, como Enock Virgulino, Trio Virgulino, Wakay, Caian, Dora Baiana, Peu Tanajura, Gab Ferreira, entre outros. Atualmente, é também professor de música na rede particular de ensino.

Casa Preta apresenta:

“A Real da Liv/fe”

Com: Caian e Rafael Fraga

Quando: 15 de agosto (sábado), às 20h

Onde: Canal Casa Preta Espaço de Cultura no YouTube

Quanto: Contribua quanto puder pelo PicPay ou com R$ 12 pelo PagSeguro

QR Code para contribuições será exibido durante a live

Programação subsequente:

Mayale Pitanga, 22 de agosto (sábado), às 20h

Caboclo de Cobre, 29 de agosto (sábado), às 20h

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.