Romaria Virtual: Festa de Bom Jesus da Lapa


Foto Mateus Pereira/Setur

A grande Festa do Bom Jesus da Lapa, a principal da região, que reúne milhares de romeiros todos os anos, este ano por conta da pandemia, será virtual e acontece de 28 de julho a 6 de agosto. O Santuário de Bom Jesus da Lapa, em parceria com a Prefeitura Municipal, elaborou o projeto Romaria Virtual, que já teve edições desde maio como a VI Romaria do Terço dos Homens.

A proposta foi elaborada para possibilitar os turistas de acompanhar as principais celebrações religiosas da cidade, que atraem visitantes de todo o Brasil, sejam transmitidas nos canais do Santuário nas redes sociais – YouTube (www.youtube.com/user/santuariolapa), Facebook (facebook.com/santuariolapa) e Instagram (@santuariolapa).

De acordo com o padre William Betonio, diretor da Web TV Bom Jesus “quando percebemos que a pandemia iria prejudicar principalmente a mobilidade, sentimos a necessidade de preparar um projeto para atender os romeiros que não podem vir aqui”, . Segundo ele, a ideia é mostrar que, mesmo com a ausência física, é possível participar virtualmente, se adaptando à atual realidade.

Divulgação

Romeiros poderão também interagir por meio de vídeos e nas redes sociais, estabelecendo um contato mais direto. A instituição conta com quase 500 mil pessoas seguindo os conteúdos produzidos. A Romaria Virtual transmitirá toda a programação de cada romaria da cidade – missas, procissões, carreatas, etc -, porém, sem a participação do grande público, em virtude dos cuidados com a pandemia, segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Empreendedorismo.

O projeto Romaria Virtual deverá fazer a transmissão de todas as romarias, independente do fim da pandemia. “Será um suporte da romaria presencial, já que temos uma Web TV para conectar o Santuário com os romeiros”, disse o padre Betonio. Para o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, o projeto é uma forma de manter viva a tradição das romarias de Bom Jesus da Lapa, ainda que sem as grandes aglomerações que elas atraem.

“Os romeiros poderão ver dentro de suas casas toda a movimentação e principais celebrações de cada festa, até que a pandemia passe e eles possam realizar de novo suas viagens para esta cidade de forte tradição no turismo religioso”, afirmou. Entre os principais pontos turísticos da região estão o Santuário do Bom Jesus com suas grutas e o morro onde está o Cruzeiro do Bom Jesus. O Rio São Francisco, que margeia o município, é um atrativo à parte.

FESTA DO BOM JESUS DA LAPA 2020

Confira a programação da Romaria Virtual do Senhor Bom Jesus da Lapa (28/07 a 06/08). Para ser um romeiro virtual você pode acompanhar o nosso canal de comunicação, a Web TV Bom Jesus que está nas seguintes plataformas: youtube.com/santuariolapa, facebook.com/santuariolapa e acompanhe os melhores momementos no Instagram Oficial do Santuário, @santuariolapa. É possível acompanhar também pela TV Aparecida e TV Pai Eterno.

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL DO NOVENÁRIO E FESTA 

28 DE JULHO A 05 DE AGOSTO – NOVENÁRIO
15h – TERÇO DA MISERICÓRDIA E BÊNÇÃOS
17h – SANTA MISSA
19h – NOVENA SOLENE (03, 04 E 05/08) – TV APARECIDA
20h30 – BOA NOITE BOM JESUS
06 DE AGOSTO – DIA FESTIVO
07h – SANTA MISSA SOLENE – TV PAI ETERNO
15h – TERÇO DA MISERICÓRDIA E BÊNÇÃOS
18h – ENCERRAMENTO – TV APARECIDA
19h30 – LIVE COM PE. ALESSANDRO CAMPOS

 

Obs: A bênção do Bom Jesus pela cidade no dia 06/08, às 16h, não será transmitida.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.