Cisne Negro Cia. de Dança faz a estreia de “BTCA Encontros”


Cisne Negro Cia. de Dança, com Patrícia Alquezar. Divulgação

Enquanto os encontros físicos não podem acontecer, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) os promove em ambiente virtual. Na série “BTCA Encontros”, a companhia oficial de dança da Bahia investe em trocas com importantes grupos do Brasil e de outros países, seguindo uma tendência do setor que mantém a importância de intercâmbios, mesmo que a distância.

Nestas parcerias, serão realizadas aulas, conversas e outras práticas de compartilhamento de conhecimentos, sempre abertas ao público de profissionais, estudantes e demais interessados pelo universo da dança, através de salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting. Quem inicia a temporada junto ao BTCA, no dia 10 de junho (quarta-feira), às 10h, é a Cisne Negro Cia. de Dança, companhia paulista com 43 anos de história, numa aula de barra clássica ministrada por Patrícia Alquezar e piano ao vivo de Maria Inês Vasconcellos.

O projeto nasceu a partir de uma experiência do BTCA com a Cia. Jovem de Jundiaí, que já vem realizando ações deste tipo em suas redes e que promoveu uma aula de balé clássico, no último dia 29 de maio, em conjunto entre os dois grupos. Daí também veio a articulação com a Cisne Negro Cia. de Dança, uma das mais relevantes companhias contemporâneas do país, sob a direção artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt. A aproximação com outros corpos artísticos com trajetórias de sucesso é uma oportunidade de qualificação e networking para o próprio BTCA e a classe da dança da Bahia e do Brasil.

“Penso que essa situação de isolamento realmente vem trazendo um olhar diferenciado sobre a palavra ‘encontro’. Por incrível que pareça, é justamente quando somos obrigados a nos afastar que estamos descobrindo estratégias de nos mantermos perto”, opina Wanderley Meira, diretor artístico do BTCA.

Patrícia Alquezar.Divulgação

“O diálogo com diferentes artistas, diferentes companhias, de diferentes cidades, estados e países, tem sido frequente e isto é algo de que não pretendemos mais abrir mão. Com certeza, a partir dessas ferramentas virtuais, vamos encontrar maneiras de realizarmos projetos juntos quando pudermos nos encontrar fisicamente. Qualquer linguagem artística, mesmos as mais solitárias, sempre têm muito mais potência em projetos de coletividade”, completa ele.

As próximas edições do “BTCA Encontros” serão com a Giro8 Cia. de Dança, de Goiânia, no dia 18 de junho, numa aula de dança contemporânea, e com o Ballet Nacional de Panamá, em data a confirmar ainda neste mês.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Wanderley Meira e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 90 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta:

“BTCA Encontros” – 1ª edição

Com: Cisne Negro Cia. de Dança (São Paulo)

Aula de barra clássica ministrada por Patrícia Alquezar e piano ao vivo de Maria Inês Vasconcellos

Quando: 10 de junho (quarta-feira), 10h

Onde: Exibição em sala virtual na ferramenta Zoom Meeting

Necessária inscrição através de link disposto nas redes sociais do BTCA

Sujeito à lotação

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.