Projeto digital de escrita dramatúrgica do Goethe-Institut


 

Aldri Anunciação/Divulgação

O Goethe-Institut Salvador-Bahia, em parceria com a plataforma Melanina Digital (www.melaninadigital.com.br), apresenta a “Sala de Dramaturgia Virtual Brasil”, inspirada por uma iniciativa da dramaturga alemã Anne Rave.

Através desta ação, será produzido um texto inédito para teatro, nascido ao vivo, diante dos olhos dos interessados, da escrita coletiva de cinco dramaturgos negros brasileiros: Aldri Anunciação (BA), que também responde pela curadoria do projeto, ao lado dos convidados Diego Araúja (BA), Jhonny Salaberg (SP), Maria Shu (BA/SP) e Mônica Santana (BA). Em meio à pandemia global do coronavírus, quais temas, que poética e que estética marcarão essa obra? Qualquer pessoa poderá acompanhar esta reflexão e criação em tempo real.

A “Sala de Dramaturgia Virtual Brasil” será iniciada no dia 8 de abril, às 19h, com uma videoconferência pública, na qual os cinco autores debaterão possíveis temáticas, argumentos e motes para o texto, além das regras que nortearão o trabalho. O público participa ao vivo desta conversa através de chat acessível pelo Facebook do Goethe-Institut Salvador: www.facebook.com/goethe.bahia.

Tomadas estas decisões, o grupo vai trabalhar online até o dia 9 de maio, em um arquivo digital já disponível em http://bit.ly/saladedramaturgia, tornando possível assistir à escrita da peça enquanto ela ocorre. Os cinco dramaturgos, além de terem dias fixos para produzirem em cima do material – Aldri Anunciação, às quintas pela manhã; Diego Araúja, às sextas à noite; Jhonny Salaberg, segundas e sextas; Maria Shu, às terças; e Mônica Santana, às quartas pela manhã –, poderão entrar a qualquer tempo no documento, escrever ou editar trechos escritos por outros, acompanhados das testemunhas que o estiverem acessando.

Finalizado o processo, em uma nova videoconferência no próprio dia 9 de maio, às 19h, os autores irão realizar uma leitura pública do texto, seguida de bate-papo sobre sua criação. A ideia é viabilizar, nesta temporada da quarentena tão impactante para o setor cultural, uma oportunidade de produção artística que também se conforma como método de partilha de práticas e saberes, gerando um produto concreto e representativo das dramaturgias negras contemporâneas brasileiras.

Confira currículos dos autores envolvidos:

Aldri Anunciação: https://melaninadigital.com/aldri-anunciacao

Diego Araúja: https://melaninadigital.com/diego-pinheiro

Jhonny Salaberg: https://melaninadigital.com/jhonny-salaberg

Maria Shu: https://melaninadigital.com/maria-shu

Mônica Santana: https://melaninadigital.com/monica-santana

 

Sala de Dramaturgia Virtual Brasil

Com: Aldri Anunciação (BA), Diego Araúja (BA), Jhonny Salaberg (SP), Maria Shu (BA/SP) e Mônica Santana (BA)

Videoconferência inicial: 8 de abril (quarta-feira), às 19h, no Facebook do Goethe-Institut Salvador (www.facebook.com/goethe.bahia)

Escrita coletiva compartilhada: 9 de abril a 9 de maio, em http://bit.ly/saladedramaturgia

Videoconferência com leitura dramática: 9 de maio (sábado), às 19h, no Facebook do Goethe-Institut Salvador (www.facebook.com/goethe.bahia)

Classificação indicativa: Livre

Atividades públicas e gratuitas

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.