Desfrute da beleza e tranquilidade de Canavieiras


Fotos divulgação

Canavieiras no sul do estado, cidade com belas praias e uma culinária regada a frutos do mar fica cerca de 580 km da  capital,  localiza-se às margens do Rio Pardo. Em frente ao mar, encontra-se uma das poucas áreas onde a Mata Atlântica ainda se mantém intocada. Os intermináveis manguezais representam um importante patrimônio natural do município, habitat de aves e crustáceos e fonte de sobrevivência de centenas de pessoas.

Em 2019, a cidade completou 128 anos de emancipação, mas a sua história vem de mais longe. Precisamente em 1700 quando os primeiros habitantes chegaram a Ilhéus fugitivos da Tribo Pataxó em busca de terras férteis. Instalaram-se em Poxim onde construíram a Capela de São Boaventura, transformada depois em Igreja Matriz. Em seguida veio a Vila Imperial de Canavieiras, emancipada em 25 de maio de 1891. Na Fazenda Cubículo foi plantado o primeiro cacaueiro da região, no século XVIII, nos tempo da cana-de-açúcar. Os canaviais deram origem ao nome da cidade.

Os rios que cortam a cidade são caminhos que levam a lugares encantadores. Além do Pardo ainda tem os rios Patipe, Cipó e Salsa. Pelas suas águas chega-se ao famoso “banho de lama negra”, indicado para a cura de casos de reumatismo, artrose e doenças de pele segundo analises realizadas pelo departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Minas e pela Universidade Federal de Viçosa comprovando suas qualidades medicinais pelo alto teor de enxofre e urânio.

As praias são, sem dúvida, o principal atrativo de Canavieiras. A Praia da Costa de mar batido e extenso coqueiral é a mais frequentada e onde se degusta o famoso caranguejo e frutos do mar. Para quem gosta de tranquilidade a Ilha de Atalaia é um convite irrecusável graças ao mar calmo e águas rasas.

O Patrimônio arquitetônico acumula uma história centenária que o canavieirense faz questão de preservar. Entre o casario colorido do século XIX e XX destacam-se a sede da prefeitura, a Igreja Matriz de São Boaventura e o Sítio Histórico Governador Paulo Souto. Inclusive é nele que se encontra a Ponte do Loyd com um pôr do sol inesquecível e onde a diversão é pular dela para as águas limpíssimas do Rio Pardo.

As tradições religiosas deram origem a diversas festas tradicionais da cidade, sendo a de São Boaventura (inclusive Canavieiras é a única cidade do mundo onde seu santo padroeiro é São Boaventura), entre 1º e 14 de julho, a mais famosa. Ainda tem a festa do Bom Jesus dos Navegantes, a Puxada do Mastro de São Sebastião e a Festa de Iemanjá.

Outros eventos complementam o calendário festivo da cidade começando com o Réveillon, Carnaval, São João, Festival Gastronômico do Caranguejo, Natal Iluminado (iniciativa do Governo Ser Humano – atual gestão da prefeitura) e fechando o ano o Festival da Pesca do Marlim Azul.

Canavieiras tem tudo para agradar diferentes tipos de visitantes, desde os pescadores esportivos pela sua grande variedade de peixes – tendo o maior viveiro de robalos do país– os praieiros pelo seu mar quente, aqueles que buscam boa gastronomia pela variedade de restaurantes e os da melhor idade por ser uma cidade plana e cheia de encantos. Vem pra Canavieira!!
Localização Canavieiras: A cerca de 580 km de Salvador, 110 km de Ilhéus e 207 km de Porto Seguro.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.