Festival Cultural e Gastronômico Tempero no Forte em sua 14ª edição


Foto Marcello Fontes/Divulgação

O Festival Cultural e Gastronômico Tempero no Forte,  em sua 14ª edição,no período de 28 de novembro a 8 de dezembro, comemora neste ano a inclusão no calendário oficial de eventos do Ministério do Turismo. De acordo com, a 2D Projetos Culturais e Eventos, responsável pelo sucesso do grande evento turístico que envolve restaurantes da Praia do Forte e do entorno, com renomados chefs convidados, o tema escolhido foi ‘Caju, castanha e maturi’, prato cheio para explorar a rica cozinha baiana, especialmente a do Recôncavo.

Aulas-show gratuitas

Chef Shaun Dowling. Divulgação

Sucesso de público a cada edição, a Cozinha Show do Festival Cultural e Gastronômico Tempero no Forte é uma das atrações mais aguardadas por turistas e visitantes do destino turístico de Praia do Forte, reunindo chefs convidados de outras cidades e de Salvador. Palco de aulas-show gratuitas, com direito a degustações, a Cozinha Show. A pré-inscrição já pode ser feita no site www.temperonoforte.com.br, na aba contatos, ou até uma hora antes de cada aula, no próprio local, na Praça da Música, na vila de Praia do Forte.

Quem abre a bateria de aulas, no primeiro dia do evento, na quinta-feira, 28, é a chef e curadora do festival, Tereza Paim, do restaurante Casa de Tereza. A chef, assume as caçarolas, das 19h30 às 20h30, ensinando aos alunos como preparar oBife de Caju com Purê de Maturi e Farofa de Castanha, com a proposta de ser uma ‘comida acessível para todos’.

Na sexta-feira, 29, das 17h30 às 18h30, os olhares se voltarão para a aula ‘Gastrocafé’, com o chef neozelandês, Shaun Dowling, que comanda a gastronomia no Zel Café, em São Paulo, e vai mostrar como fazer Charuto de Caju com Creme de Café e Castanhas. Na sequência, a chef Nalva Oliveira, curadora convidada, do restaurante Taverna Paradiso, em Praia do Forte, ensinará o passo a passo do Risoto de Camarão com Queijo Brie, das 20h30 às 21h30, deixando a aula ‘Risoto e seus segredos’ ainda mais gostosa. Para encerrar, o chef do Senac/BA, Sergio Paiva, falará sobre ‘Bahia, o Brasil nasceu aqui’, cozinhando um Badejo ao Vinagrete de Caju e Arroz ao Maturi.

No terceiro dia de aulas, a diversão do sábado, 30, está garantida para a garotada que adora brincar de cozinhar. Para isso, o chef Freddy Miranda, do Tivoli Ecoresort, preparará a aula ‘A arte de brincar e cozinhar’, ensinando aos baixinhos o modo de preparo dos Biscoitos divertidos de Caju, das 15h30 às 16h30. Em seguida, quem entra em cena é o chef George Marques, do Tivoli Ecoresort, das 17h às 18h, com a aula ‘Mar e Terra’, preparando o prato Beijupirá Grelhado com Caju e Biri-biri, Arroz ao Leite de Coco e Castanha.

Chef Tereza Paim. Foto Ricardo Prado/Divulgação

Do Rio de Janeiro para o Litoral Norte baiano, o chef Caio Duque, conversará sobre ‘Comida Saudável de Praia – Poke Surf’, que ele tanto domina, mostrando como fazer um apetitoso Camarão ao Molho de Vinho, Guacamole, Salada Tropical de Frutas, Arroz Negro e Farofa Panko com Castanha de Caju, das 18h30 às19h30.

E, para encerrar o terceiro dia da Cozinha Show, quem comandará o espetáculo gastronômico é a consagrada chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, em Trancoso e São Paulo. Veterana no Tempero no Forte desde a primeira edição, a chef pilotará aula pautada em ‘Aromas do Mundo’, assinando dois pratos, o Ninho de Batata com Tartar de Pato, da cozinha francesa, e o Cheesecake de Caju,inspirado na gastronomia da Inglaterra, com pitadas regionais brasileiras, das 20h às 21h.

O evento é uma realização do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura e Turismo, com patrocínio da Cielo, do Governo do Estado da Bahia, Hiperideal e Praia Bela. Conta com o apoio da Prefeitura de Mata de São João, Senac, Sebrae e Turisforte. Faz parte do Calendário Oficial do Ministério do Turismo e promete impulsionar a gastronomia e o turismo do Litoral Norte, de 28 de novembro a 8 de dezembro.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.