Feira Literária Internacional abre com a performance poética de Arnaldo Antunes


Divulgação

A 3ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador, e nesta edição homenageia o poeta Castro Alves. Realização da Fundação Casa de Jorge Amado, conta com a correalização do Sesc e promove, de forma absolutamente gratuita, uma ampla programação com mais de 120 atividades. E neste ano conta com a participação de músicos e escritores como Martinho da Vila, Arnaldo Antunes, Ana Maria Gonçalves, João Meireles, Edney Silvestre , Manoel Herzog e outros; e dos internacionais Cristina Cenciarelli (Itália), María Vázquez Valdez (México) e Rómulo Bustos Aguirre (Colômbia) Mamadou Gaye (FR).

Nos cinco dias do evento são esperadas cerca de 80 mil pessoas que transitarão em 60 espaços. Subirão e descerão ladeiras, entrarão em prédios centenários e respirarão o clima que só o nosso Centro Histórico tem. Com Pelourinho enfeitado com uma decoração aérea especial projetada pelo cenógrafo e figurinista Euro Pires, a FLIPELÔ 2019 começa com uma performance poética de Arnaldo Antunes, e Márcia Xavier no Teatro Sesc Senac Pelourinho; e segue com a execução do poema sinfônico dedicado a Castro Alves, executado pela Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do maestro Bira Marques, que ocorrerá em frente à Fundação Jorge Amado (Largo do Pelourinho).

Na quinta-feira os trabalhos se iniciam pela manhã com mesas de debates, bate-papos, lançamentos de livros individuais e coletivos, encontros com autores, rodas de conversa, saraus de poesia, slam e recital de poemas, narrações de histórias, monólogos, performances literárias, bate-papo musical, apresentações teatrais, apresentações musicais e litero-musicais, rodas de capoeira, grupos de percussão pelas ruas, exposições, feiras de moda e artesanato, exibição de filmes, oficinas, show de Gerônimo e para as crianças, bate-papo infantil, narração de histórias e sarauzim, além da programação das bibliotecas móveis, montadas no Terreiro de Jesus.

A FLIPELÔ é mais do que uma festa literária, é uma festa que celebra a comunhão da cidade, e de quem chega de fora, com a comunidade do Pelourinho. É uma festa que mostra o que o Centro Histórico tem a oferecer, num lugar onde a luta por uma vida melhor está impregnada nas paredes dos prédios e nas pedras que calçam as ruas. E nas histórias de Jorge Amado. A FLIPELÔ é pertencimento!

“Aliada a uma programação literária exemplar e gratuita, na FLIPELÔ os participantes ainda serão recebidos com uma hospitalidade bem baiana dos que trabalham, constroem e vivem o lugar, como Milton, do Coco com Limão, Dona Bel da Pipoca, os jovens dos grupos de tambores, os capoeiristas, os comerciantes das lojas e restaurantes, as baianas de saia rodada e as de acarajé, os religiosos, os artistas e os moradores. Todos abraçaram a nossa FESTA, o que nos dá uma enorme satisfação…”, diz Angela Fraga, diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado e coordenadora geral do evento.

Homenagens a Castro Alves 


A 3ª edição da FLIPELÔ irá homenagear Castro Alves, resgatando a admiração de Jorge Amado por esse grande poeta.
No livro “ABC de Castro Alves”, que define como uma  louvação”, Jorge Amado mostra que sua relação com o “poeta dos escravos” não é apenas de admiração literária, mas de profunda  identificação pessoal, tanto no plano estético como no político e ético. O autor não se limita a reconstituir, com talento e imaginação de ficcionista, a vida pública e privada do retratado, mas busca também fazer reverberar a potência de sua poesia, cujos motivos centrais são o amor e a liberdade. Jorge Amado nos mostra que há uma coerência entre a biografia do poeta e sua poesia. Seus amores intensos, sua
ativa militância em prol da Abolição e da República, sua personalidade arrebatadora, tudo isso se traduz na veemência de seus versos.

Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. O último grande poeta da Terceira Geração Romântica no Brasil. “O Poeta dos Escravos”. Expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproximava do Realismo. Foi também o poeta do amor, sua poesia amorosa descreve a beleza e a sedução do corpo da mulher. É patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras.

 Espaços Oficiais
Largo do Pelourinho, Teatro e Arena Sesc Senac, Senac, Café Teatro Zélia Gattai, Casa de Castro Alves, livraria oficial do evento – LDM, A Casa Amarela, A Casa das Editoras Baianas, Galeria Solar Ferrão, Museu Eugênio Teixeira Leal, Museu da
Misericórdia, Casa do Olodum, Casa do Benin, Igreja do Rosário dos Pretos, Faculdade de Medicina e Terreiro de Jesus, Palco do Cruzeiro do São Francisco, Palco Flipelô, A Flipeloteca (Terreiro de Jesus) e suas Bibliotecas Móveis.

Outros locais da FLIPELÔ 
Espaços espalhados pelo Centro Histórico, que não fazem parte da programação oficial da FLIPELÔ, diversas atividades culturais se incorporam e contribuem para que a Festa possa abraçar um número maior de participantes. É a programação FLIPELÔ+ que acontece na Casa do Carnaval, Escola de Dança da Funceb, Feira da Sé / Inst. ACM, Galeria Triângulo, Largos Quincas Berro D´Água e Pedro Archanjo, PraçaTereza Batista, Teatro Gregório de Matos, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Miguel Santana, Galeria Enock Silva, Galeria  Luiz Folgueiras, Igreja do São Francisco, Sede dos Filhos de Ghandy.

A 3ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2019, conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, Instituto CCR, Banco do Nordeste do Brasil, TPC Logística e Bahiagás, por meio da Lei de incentivo à Cultura. O evento tem ainda o apoio da CCR Metrô Bahia e Shopping da Bahia, produção da Sole Produções, realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do SESC.

A Fundação Casa de Jorge Amado é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.

Programação

7 de agosto (Quarta-feira)
19h – Abertura Oficial – No teatro Sesc-Senac Pelourinho
Performance poética – Pelo(ô) Protagonismo Para Palavra Plástica Poética Popular
Arnaldo Antunes
Márcia Xavier

20h – Apresentação Musical no Largo do Pelourinho – Poema Sinfônico Castro Alves com a Orquestra Afro Sinfônica

8 de agosto (Quinta Feira)
Teatro SESC-SENAC
10h – Narração de histórias infanto-juvenis – Causos de alumbramento
Suzana Nascimento (RJ)
12h – Mesa de debate – Que países são este? Uma conversa sobre as presenças indígenas na construção da vida brasileira – Que países são este? Uma conversa sobre as presenças indígenas na construção da vida brasileira. Com Eliane Potiguara (RJ), João Meirelles (PA) e mediação de Suzane Costa (BA)
14h – Mesa de debate – Nordeste geek: entre orixás e cangaceiros: personagens de nossas tradições no universo das histórias em quadrinhos.
Nordeste geek: entre orixás e cangaceiros: personagens de nossas tradições no universo das histórias em quadrinhos. Com Hugo Canuto (BA), Zé Wellington (CE) e mediação de Daniel Farias (BA).
16h – Mesa de debate – Literatura e terror: zumbis e vampiros no imaginário de norte a sul do país.
Literatura e terror: zumbis e vampiros no imaginário de norte a sul do país. Com André Vianco (SP), Márcio Benjamin (RN) e mediação de Renato Cordeiro (BA).
18h – Mesa de debate – Literatura que dá samba? Somos muitos Martinhos e Helenas
Literatura que dá samba? Somos muitos Martinhos e Helenas. Com Martinho da Vila (RJ) e Helena Theodoro (RJ).
20h – Apresentação literomusical – Grupo Em Canto e Poesia (PE)

SENAC – Salão Mestre Pastinha
13h30 – Aula-show – Arroz de Hauçá – Tiago Almeida (BA)
(Inscrições gratuitas na Unidade Senac Pelourinho ou através do site www.ba.senac.br/senacnaflipelo. As vagas são limitadas)

Museu Eugênio Teixeira Leal
11h – Monólogos edificantes – O Tempo da coisa com Daniel Farias
14h – Exibição de filme – Castro Alves. Retrato falado do Poeta
Cineclube do Eugênio Castro Alves. Retrato falado do Poeta
16h – Com a palavra o escritor com Matheus Peleteiro (BA) e mediação de James Martins (BA)
18h – Leitura cênica em alemão e português – Morderuntersuchungskomission / Comissão de Investigação de Homicídio. Com Max Annas (Alemanha) e mediação do Goethe-Instituto
18h – Mesa Instituto Goethe

Igreja do Rosário dos Pretos
16h – Lançamento de livros – Irê Ayó: Uma Epistemologia Afro-brasileira. Vanda Machado (BA)
Suburbano Rico em Poesia. Paulo Cezar (BA)
19h – Apresentação musical com Coral Ecumênico da Bahia – Maestro Angelo Rafael Fonseca

Galeria Solar Ferrão

18h – Roda de conversa e lançamento de livro. Lendas Africanas dos Orixás: Gilberto Sá (BA), Enéas Guerra (BA) e Solange Bernabó (BA).

Casa do Benin
11h – Visita Guiada – Acervo da Casa do Benin
14h – Oficina de Etinogastronomia – Doces e sobremesas: cocada preta/ doces de banana / creme mármore. Com Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora) (BA)
15h – Visita Guiada – Acervo da Casa do Benin
16h – Roda de Conversa – As Crianças Negras e a Literatura Infantil. Com Cássia Valle (BA), Marcos Cajé (BA) e Davi Nunes (BA).
18h – Pôr do Sol com autores – Lançamento de livros e autógrafos
19h – Roda de conversa – Jogo de Discursos – A disputa por hegemonia na tradição da capoeira baiana. Com Paulo Magalhães (BA) e Grupo Gangara (BA)

Casa de Castro Alves
10h – Oficina de criação de Fanzine e Lamb Lamb. Com Laura Castro, Flávio Oliveiras e Tiago Ribeiro

Café Teatro Zélia Gattai
11h – Bate-papo – Um lugar sem tempo. Com Paloma Jorge Amado (BA) e Cristina Cenciarelli (Itália)
15h – Narração de histórias – Causos de alumbramento com Suzana Nascimento (RJ)
18h – Sarau de poesia – Avozedita. Movimento Poetas na Praça – Homenagem a Castro Alves. Com Ametista Nunes (BA), Douglas de Almeida (BA), Gilberto Costa (BA), Semírames Sé (BA) e Walter César (BA).
19h – Sarau de poesia – Avozedita. Movimento Poetas na Praça com Marcos Peralta (BA), Tiago Oliveira (BA), Jeane Sánchez (BA), Michelle Saimon (BA) e Pedro Sena (BA).
Lançamento da Antologia Movimento Poetas na Praça

Flipelô ocorre há três anos no Pelourinho, em Salvador — Foto: Leto Carvalho/Divulgação Flipelô ocorre há três anos no Pelourinho, em Salvador — Foto: Leto Carvalho/Divulgação
Flipelô ocorre há três anos no Pelourinho, em Salvador — Foto: Leto Carvalho/Divulgação

9 de agosto (Sexta-feira)
Teatro SESC-SENAC
10h – Bate-papo – Nossa tradição oral: conversa e narração de histórias afro-brasileiras
Toni Edson (AL) e Vanda Machado (BA)
12h – Mesa de debate – O afeto em tempos instantâneos: diversidade e relacionamentos sob o olhar literário. Com Cristina Judar (SP), Tobias Carvalho (RS) e mediação de João Vanderlei de Moraes Filho (BA).
14h – Mesa de debate – LiteraBruta: a intensidade das produções literárias de duas jovens autoras brasileiras. Com Aline Prúcoli (ES), Bruna Mitrano (RJ) e mediação de Daniel Farias (BA).
15h30 – Sarau do Arte – Curtas poéticas. Com Anne Costa (PE) e Luna Vitrolira (PE)
16h – Mesa de debate – Universos e identidades reinventados: fantasias, fanfics e outros bits. Babi Dewet (SP), Felipe Castilho (SP) e mediação de James Martins (BA).
17h30 – Sarau do Arte – Curtas poéticas. Com Anne Costa (PE) e Luna Vitrolira (PE).
18h – Mesa de debate – Uma nova escrita nigeriana com Oyinkan Braithwaite (Nigéria), Carolina Facchin (Tradutora) e mediação de Rodrigo Casarin (SP).
20h – Mesa de debate – Diálogos da poesia latina. Com María Vázquez Valdez (México), Rómulo Bustos Aguirre (Colômbia) e mediação de João Vanderlei de Moraes Filho (BA).

SENAC Pelourinho – Bahia Bar
8h30 – Aluá – Oficina – Os segredos de se fazer uma bebida feita com abacaxi. Com Nelson Rodrigues Alcântara Jr. (BA)
Inscrições gratuitas na Unidade Senac Pelourinho ou através do site www.ba.senac.br/senacnaflipelo. As vagas são limitadas.

11h30 – Lançamento de livro – Na Mesa da Baiana com a Chef Tereza Paim (BA)
Inscrições gratuitas na Unidade Senac Pelourinho ou através do site www.ba.senac.br/senacnaflipelo. As vagas são limitadas

Museu Eugênio Teixeira Leal
10h – Varal Cultural – Recital de Poemas de Castro Alves
11h – Apresentação teatral – Monólogos edificantes – O avô e o rio. Com Israel Barreto (BA)
14h – Performance poética e bate-papo – O Semeador da Miragem. Com José Inácio Vieira de Melo (BA). Poetas convidados: Douglas de Almeida (BA), Manoel Herzog (SP), María Vázquez Valdez (México) e Rómulo Bustos (Colômbia). Mediador: João Vanderlei de Moraes Filho (BA)
16h – Com a palavra o escritor – Os rumos da prosa na contemporaneidade. Aleilton Fonseca (BA) e Manoel Herzog (SP). Mediadora: Angela Vilma (BA)
18h – Workshop DNA Samba Reggae – Diálogo, Negritude, Ancestralidade. Anderson do Samba (BA)

Igreja do Rosário dos Pretos
9h – 12h – Participação musical – Rita Braz
9h – 12h – Mesa de debate. Literatura Griot: o legado de Makota Valdina
Aline França (BA), Denise Carrascosa (BA), Vilma Reis (BA), Iyalorixá Jaciara Ribeiro – Mãe Jaciara (BA), Lindinalva de Paula, Annie Ganzala (BA), Isabela Sanches (BA), Angélica Pinto (BA), Nilsa Bomfim (BA), Ana Célia (BA) e Lindinalva Barbosa(BA).
9h – 12h – Intervenções artísticas. Com Slam e poesia. Coletivo ZeferinaS.
16h – Lançamento de livros. Terreiro do Bogum: Memórias de uma comunidade Jeje-Mahi na Bahia – Everaldo Conceição Duarte (BA). Makeba Vai à Escola – Ana Fátima (BA). O diferencial da Favela: dos contos às poesias de Quebrada – Sarau da Onça (BA).
17h – Slam e poesia – Sarau da Onça (BA)

FCJA – Sala Myriam Fraga
10h – Oficina de narração de histórias – Histórias de quem conta histórias
Emília Nunez (BA). Participação de Helena Santos (BA) e Lucianna Ávila (BA)

Casa do Benin
14h – Oficina de Etnogastronomia – Entradas: bolsinha de Madagascar / salada criativa / caldinho de Isú com gengibre. Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora) (BA)
15h – Visita Guiada – Acervo da Casa do Benin
16h – Roda de Conversa – Masculinidades Negras, Ficções e Realidades. Vagner Amaro (BA) e convidados
18h – Pôr do Sol com autores – Lançamentos e autógrafos
19h – Seminário – Travessias do Atlântico Sul: Modos de narrar a África (Projeto Intervalo)

Casa de Castro Alves
15h – Oficina de investigação poética e literatura de cordel. Com Maviael Melo

Café Teatro Zélia Gattai
11h – Lançamento coletivo de livros – Autores independentes
15h – Performance teatral Leituras Pretas – Castro Alves: A Voz da Poesia na Reconstrução do Brasil!
Companhia Beluna de Arte (BA)
18h – Sarau de poesia – Avozedita . Concerto Lírico – 15 poetas 15 anos depois. Com Ângela Vilma (BA), Cristina Leilane (BA), Edmar Vieira (BA), Elder Oliveira (BA), Elizeu Moreira Paranaguá (BA), Goulart Gomes (BA), João Vanderlei de Moraes Filho (BA) e José Inácio Vieira de Melo (BA).

10 de agosto (Sábado)
Teatro SESC-SENAC
10h – Bate-papo musical – Violas literárias com Chico Alves (CE) e Jonas Bezerra (CE).
11h – Narração de histórias – Histórias do lar… de lá. Toni Edson (AL)
12h – Mesa de debate – Retalhos e texturas: um encontro de tessituras literárias. Cida Pedrosa (PE) e Juliana Leite (RJ). Mediadora: Ângela Vilma (BA)
14h- Mesa de debate – (In)visibilidades sociais: a literatura como espaço de vozes historicamente silenciadas. Ana Maria Gonçalves (SP) e Itamar Vieira Junior (BA). Mediadora: Rosinês Duarte (BA)
16h – Com a palavra o escritor. Ignácio de Loyola Brandão (SP). Mediador: Rodrigo Casarin (SP)
18h – Mesa de debate – Jorge e Érico: do Brasil para o mundo. Josélia Aguiar (SP) e Carlos Minchillo (SP). Mediador: James Martins (BA).
20h – Mesa de debate – A literatura luso-brasileira contemporânea. Bruno Vieira Amaral (Portugal) e Socorro Acioli (CE). Mediadora: Rosinês Duarte (BA)

SENAC – Salão Mestre Pastinha
14h – Aula show – Bolinho de Estudante – Cibele Damasceno
Inscrições gratuitas na Unidade Senac Pelourinho ou através do site www.ba.senac.br/senacnaflipelo. As vagas são limitadas

Museu Eugênio Teixeira Leal
14h – Com a palavra o escritor – Invenção é memória. Sérgio Faria (BA) e Lima Trindade (BA). Mediador: Renato Cordeiro (BA). Lançamento de livros
16h – Com a palavra o escritor – Escritores indígenas – A voz dos povos originários. Juvenal Payayá (BA) e Márcia Kambeba (PA). Mediadora: Suzane Costa (BA)
18h – Mesa de debate – Literatura e Futebol. Jorge Sanmartin (BA), Antônio Matos (BA) e José de Jesus Barreto (BA).

Igreja do Rosário dos Pretos
16h – Lançamento de livros. MOCRI: Movimento de Conscientização contra o Racismo Infantil. Jaime Sodré (BA). A língua MINA-JEJE no Brasil: um falar africano em Ouro Preto do Século XVIII. Yeda Pessoa de Castro (BA).
19h – Apresentação musical – Coral Messiânico de Salvador – Maestro Luiz Moreira (BA)

FCJA – Sala Myriam Fraga
10h – Oficina literária – A história que só você pode contar
14h – Oficina de sarau – SarauZim – práticas poéticas e educativas. Com Rodrigo Ciríaco (SP) e Rebeka Carolina (SP).

Casa do Benin
10h – Oficina de Workshop – Performance poética. Luiza Romão (SP)
12h – Vivência Etnogastronômica – Ajeum da Diáspora. Moqueca de bacalhau com banana da terra. Carne defumada acebolada com pirão de leite e salada de feijão fradinho
13h – Sarau DI-VER-GENTE
15h – Roda de Conversa – Literatura e Performance. Nelson Maca e convidados
17h – Performance – Sangria. Luiza Romão (SP)
18h – Apresentação musical com Rap – VisiOOnárias (BA)

Casa de Castro Alves
10h – Oficina de criação de Fanzine e Lamb Lamb. Com Laura Castro, Flávio Oliveiras e Tiago Ribeiro.
17h – Leitura dramática de peça infanto-juvenil – Um Pequenino Grão de Areia. Direção João Falcão
Elenco: Evelyn Buchegger, Aisha Marques, Leandro Villa, Talis Castro, Fernanda Silva, Lucas Sicupira, Vinicius Bustani e Mariana Borges.

Café Teatro Zélia Gattai
11h – Mesa de debate – O autor como tradutor. Ana Rossi (BA). Mediador: Mamadou Gaye (FR)
Lançamento do livro Eternos caminhos efêmeros
15h – Roda de conversa – Histórias e Receitas. Paloma Jorge Amado (BA) eSulamita Tabacof (BA). Mediadora: Rina Angulo
Lançamento do livro Beabá da Bessarábia à Bahia – Histórias e Receitas
16h – Roda de Conversa – Editora Corrupio – 40 anos de fazer literário. Arlete Soares (BA) e João Jorge Rodrigues (BA). Mediadora: Rina Angulo
18h – Sarau de poesia – Avozedita . María Vázquez Valdez (México), Nega Faya (BA) e Gibran Sousa (BA).
19h – Sarau de poesia – Avozedita. Rómulo Bustos Aguirre (Colômbia), Nívia Maria Vasconcelos (BA) e Manoel Herzog (SP).

11 de agosto (Domingo)
Teatro SESC-SENAC
10h – Narração de histórias infantis. Com Emília Nunez (BA)
12h – Apresentação infantil – Sarauzim. Rodrigo Ciríaco (SP) e Rebeka Carolina (SP)
14h30 – Bate-papo infantil – O que você quer ser quando crescer? Com Mabel Velloso (BA) Lançamento de livro
15h30 – Mesa de debate – Assista a esse livro . Edney Silvestre (RJ), Mariana Ximenes (SP) e Ricardo Linhares (RJ). Mediador: Ricardo Ishmael (BA)

Igreja do Rosário dos Pretos
9h30 – Missa de agradecimento

Casa do Benin
10h -Roda de Conversa Musicada – Poesia e Música Negra. Com Mateus Aleluia, Chicco Assis e convidados.
12h – Vivência Etnogastronômica – Ajeum da Diáspora
Anduzada com arroz e farofa / Quiabada de mariscos com arroz de coco
13h – CandomBlackesia – Nelson Maca (BA) e convidados
14h – Performance – Fragmento de Minas de Conceição Evaristo. Com Vera Lopes (BA) e Emilie Lapa (BA)
15h – Roda de Conversa – Poetas da Revista Organismo n.7. Com Jorge Augusto (BA), Nelson Maca (BA) e convidados
17h – Slam e poesia – SLAM FreePelô (BA)

Casa de Castro Alves
17h – Leitura dramática de peça infanto-juvenil – Um Pequenino Grão de Areia. Direção João Falcão. Elenco: Evelyn Buchegger, Aisha Marques, Leandro Villa, Talis Castro, Fernanda Silva, Lucas Sicupira, Vinicius Bustani e Mariana Borges.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.