Geraldo Azevedo canta na véspera do São João do Pelô


Geraldo Azevedo. Foto divulgação Rosilda Cruz (Bahiatursa)

O último dia do palco do Largo do Pelourinho, domingo (23), terá o violonista, cantor e compositor Geraldo Azevedo. A noite, que começa às 18 horas, também terá Estakazero, Zelito Bezerra e Genard. Nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Arcanjo, nomes como Orquestra Sanfônica Balaio do Nordeste, Del Feliz, Cicinho de Assis e Trio Nordestino.

A atração especial da noite será Geraldo Azevedo. Em seu trabalho é possível encontrar, lado a lado, líricas canções de amor, como Dia Branco, e números caribenhos cheios de swing, como Veneza Americana. Há ainda um sabor urbano em Taxi Lunar e ritmos regionais, que cantam o sertão e demais ícones da cultura e do folclore nordestino, como Morena Linda Flor.

Sua discografia traz 22 álbuns lançados, entre trabalhos solo e parcerias de sucessos. Geraldo elabora suas canções em parceria com poetas/amigos fiéis, seja desde o princípio de sua carreira, com Carlos Fernando e Renato Rocha, ou em anos mais recentes, ao lado de Capinan e Fausto Nilo.

A Fulô de Mandacaru tem mais de 15 integrantes. É comandada pelos irmãos Pingo Barros e Armandinho do Acordeon e pelo cantor e triangueiro Tiago Murié. Em 18 anos de existência, foram nove CDs gravados e quatro DVDs. O repertório é diversificado, apesar da indumentária dos rapazes que remete aos cangaceiros do sertão. Gonzagão e Dominguinhos marcam presença assim como clássicos de bandas como Mastruz com Leite e de Jorge de Altinho e Alcymar Monteiro.

Fazer um forró com a linguagem tradicional e pop foi o desafio para o cantor e instrumentista Léo Macedo, quando criou, em 2001, a Estakazero. Entre as músicas do repertório, a aposta para 2019, a canção Bateu Vontade. Para o show, a banda comandada por Léo Macedo vai trazer ainda canções que resgatam o forró tradicional com linguagem pop, a exemplo de Sapatilha 37, Lua Minha, Encosta N´Eu, Pertinho e Todo Seu.

Eleito como cantor revelação do São João do Bahia em 2017, Genard fará uma apresentação bem animada do seu novo show. No repertório, Me Usa (Magníficos), Toma Conta de Mim (Limão com Mel), Ouvi Dizer (Melim), Olha Pro Céu (Luiz Gonzaga), Meu Vaqueiro Meu Peão (Mastruz com Leite) e Tareco e Mariola (Flavio José), além da sua canção de trabalho, Declaração. No show, o público dança do início ao fim.

No Largo Tereza Batista, uma atração de peso abre a noite. Recém-chegado do Japão, Del Feliz traz uma série de novidades na bagagem, dentre elas, canções do seu novo disco, Pra Compartilhar, uma obra com 11 faixas e que reúne participações de grandes nomes da música como Elba Ramalho, Flávio José, Tato (Falamansa), Santanna, Nando Cordel, Ton Oliveira e Alcymar Monteiro. A noite, no Tereza Batista, termina com Fernando Ferraz, Guto e Flavinho e André e Mauro.

A programação, no Largo Quincas Berro d´Água, começa com Trio Nordestino. Para comemorar seus 60 anos, os herdeiros de Lindú, Coroné e Cobrinha trarão a tradição ao São João da Bahia. Formado por Luiz Mário, nos vocais, Beto Sousa, no triângulo, e Jonas Santana, na sanfona, o trio se destaca por seu repertório animado.

Donos de vários prêmios e conquistas no cenário do forró brasileiro, o Trio Nordestino recebeu, em 2017, o Prêmio da Música Brasileira (29ª edição) Categoria Regional – Melhor Grupo com o disco Trio Nordestino Canta o Nordeste, projeto que também rendeu ao grupo a indicação ao Grammy Latino.

A noite segue com Bagagem Arrumada, Aila Menezes, entre outros. O Largo Pedro Arcanjo terá nomes como Cicinho de Assis e Eletroxote. A Sala de Reboco conta com artistas como Orquestra Sanfônica Balaio do Nordeste e Fábio Marcio.

Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, nos dias 20 e 24, a festa se concentra nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Arcanjo. Já entre os dias 21 e 23, além destes espaços, tem atrações no Largo do Pelourinho e no Cruzeiro de São Francisco. A programação de Paripe acontece nos dias 22 e 23 de junho.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.