Terreiros de Santo Amaro celebram Abolição da Escravatura


Foto Lázaro Menezes (Ipac)

A cidade de Santo Amaro, 81 km da capital, irá comemorar o Bembé do Mercado, uma festa religiosa que acontece há 130 anos e reúne mais de 40 terreiros para celebrar a abolição da escravatura, na próxima segunda-feira (dia 13).Trata-se de um grande encontro, que teve a sua primeira edição em 1889 e é considerado o maior candomblé de rua do mundo.

A Festa do Bembé do Mercado teve a sua primeira comemoração em 1889, um ano após a abolição da escravidão no Brasil. Reúne 40 terreiros do território do Recôncavo no barracão no Mercado de Santo Amaro. Tradição, cultura, tolerância, paz e igualdade são alguns dos valores difundidos há 130 anos por esta celebração.

Com o apoio do Governo do Estado com incentivos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) a manifestação cultural é registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde o ano de 2012. Confira a programação Bembé do Mercado_2019

Um passeio por Santo Amaro

Divulgação

 

História – A Igreja de Nossa Senhora da Purificação foi construída pelos jesuítas em 1608, mas em 1678 este templo ruiu, em 18 de Outubro de 1700. Em 1706, foi iniciada a construção da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação. O município foi  elevado a vila em 5 de janeiro de 1727. Tornou-se cidade em 13 de março de 1837, denominada de “Leal e Benemérita”.

Centro de Referência do Samba de Roda – Casa do Samba e lá está se desenvolve o Projeto Museu do Samba de Roda, essa Casa é Nossa! que tem como objetivo desenvolver, estimular e aumentar o acesso do público ao museu, através de atividades como oficinas, intercâmbios culturais, encontros e apresentações públicas.

O Museu fica no Solar Araújo Pinho, localizado na Rua do Imperador, à beira do Rio Subaé, em uma casa construída no final do século XIX, cujo segundo pavimento foi edificado pelo Conde do Subaé para hospedar o Imperador D. Pedro II. Desde 1979, o prédio é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Ecologia – As belezas naturais de Santo Amaro são indescritíveis tais como as cachoeiras da Vitória, do Urubu, Nanã e outras tantas, grutas e praia na Baía de Todos-os-Santos. O Rio Subaé no passado, era o responsável, pelo transporte fluvial de várias mercadorias, açúcar, cachaça, fumo, vinagre, farinha de mandioca, rapadura, e nos transportes de passageiros para Salvador, e outras cidades e lugarejos. Na área litorânea, destaca-se a praia de Itapema onde está localizada a Fazenda Oruabo, endereço das principais atividades de pesquisa da Bahia Pesca.

 

 

 

 

 

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.