Oficinas gratuitas de arte na Caixa Cultural


A Caixa Cultural Salvador promove, entre 7 e 11 de maio (terça a sábado), as oficinas Enfeites de São João, Teatro de animação – o papel como potência criativa e poética para a cena, Florindo com o quilling e ainda a atividade educativa com contação de história do elefante Elmer. Realizados pelo projeto Gente Arteira, oferecem conhecimento acerca de elementos conceituais e práticos nos quais os participantes são inseridos no universo do artesanato com papel, além de contação de histórias e atividades para o público infantil.

As oficinas são indicadas para diversos públicos e são totalmente gratuitas.

Durante a atividade da Oficina Enfeites de São João, o participante irá aprender a confeccionar alguns enfeites juninos, como flores e estandartes dentre outros e garantir a decoração das festas juninas em suas casas e bairros, além de promover a manutenção da tradição dos festejos. A confecção desses enfeites será através de técnicas simples e materiais do dia-a-dia e facilmente encontrados.

Já na oficina Teatro de animação – o papel como potência criativa e poética para a cena é proposta uma imersão criativa no universo do teatro de Animação a partir da investigação da matéria-prima papel e suas possibilidades poéticas para a cena. Para isso a oficina facilitará a apreensão de algumas técnicas para o teatro de animação, tais como elaboração de pequenos cenários, instalações cênicas-performativas e confecção de objetos para a cena, incluindo máscaras e bonecos.

A oficina Florindo com o quilling mostra a técnica do quilling- arte em papel surgida na Grécia no século XVII, muito utilizada na Europa no século XIX, para a ornamentação de igrejas, artes e imagens sacras – A oficina busca, através desse projeto, que os alunos aprendam as formas básicas do quilling, e através delas montem flores de diversos tipos, formatos e cores, criando assim cartões, quadrinhos ou a decoração de objetos variados. Com esse workshop busca-se trabalhar nos alunos a concentração, a coordenação motora e a criatividade.

E finalmente, temos a oficina Contação de história do Elefante Elmer, que conta a história de um elefante que nasceu diferente dos outros elefantes. Elmer nasceu xadrez, um xadrez colorido. Em duas turmas, terminando a contação de história, as crianças deverão pintar com tinta fazendo uso da técnica de pintura de trouxinha de lona crua e barbante, deixando disponíveis outros elementos para compor o elefante com miçanga, fitas, etc. A ideia é brincar com vários elementos para as crianças transformarem o elefante.

As inscrições estarão abertas a partir de 04/05/2019 (exceto a Contação de histórias, que será 1h antes do início da oficina), na recepção da Caixa Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

O Gente Arteira: O Programa Educativo Gente Arteira é um projeto de arte-educação que desenvolve ações de acolhimento, mediação e oficinas relacionadas aos eventos da Caixa Cultural. Em Salvador, o programa atende mais de 40 instituições por mês, entre escolas públicas, ONGs e grupos da sociedade civil, o que resulta em um público médio mensal de 1400 pessoas.

A equipe de atendimento é composta por arte-educadores e mediadores que compartilham, junto com os visitantes, suas percepções sobre os trabalhos expostos, de forma dinâmica e interativa. Também faz parte das ações um material de orientação voltado para os educadores, para garantir o melhor aproveitamento pedagógico das visitas.

Oficina “Enfeites de São João”

Período: 7 e 8 de maio de 2019

Horário: das 09h30 às 12h30

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 15 anos

15 Vagas

Oficina “Teatro de Animação – O Papel como potência criativa e poética para a cena”

Período: 8, 9, e 10 de maio de 2019

Horário: das 14h00 às 18h00

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

20 vagas

Oficina “Florindo com o Quilling”

Período: 9 e 10 de maio de 2019

Horário: das 09h30 às 13h30

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

12 vagas

Oficina “Contação de História e atividade educativa – O elefante Elmer”

Período: 11 de maio de 2019

Horário: Em duas turmas – das 10h00 às 11h00 e 15h00 às 16h00

Classificação indicativa: 5 a 8 anos

8 Vagas (1 acompanhante por criança)

Inscrições 1h antes da atividade.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.