Começa o ciclo de festas de largo


Santa Luzia. Foto Oquefazernabahia

Santa Bárbara abre o ciclo festas de largo, em Salvador, no dia 4 de dezembro, uma das festas mais lindas e de muita devoção em  que as pessoas se vestem de vermelho, deixando um colorido belíssimo no Centro Histórico. Nesta festa há uma mistura de  devoções Católica e do Candomblé em que a santa é a orixá Iansã no sincretismo religioso, por isto as cores vermelho e branco para homenageá-la e a saudação é Eparrei! Segue no dia 8, festa em homenagem à Nossa Senhora Conceição da Praia, dia 13, Festa de Santa Luzia, Protetora da Visão; Festa da Boa Viagem no dia 31 de dezembro; Festa do Bonfim ou Lavagem do Bonfim, dia 17  de janeiro e de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro. (Por Noemi Flores)

Santa Bárbara, para os católicos, é protetora da humanidade em tempo de tempestade e, no culto do candomblé é Iansã, a orixá dos fogos, raios e trovões, saudada com “eparrei”! É neste dia que há vasta programação no Centro Histórico e tudo é festa, com os devotos vestidos de vermelho e branco, formando um colorido especial nas centenárias ruas da capital baiana. Leia tudo sobre esta festa deste ano: Programação completa

Conceição da Praia – Quatro dias despois já tem a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, dia 8, uma das festas de largo mais famosas do calendário turístico por se tratar da Padroeira da Bahia. Neste evento, dias antes, as barracas de comidas, frutas e bebidas típicas já começam a ser instaladas em frente ao Elevador Lacerda e ao redor do Mercado Modelo, onde é instalado um palco para atrações de peso.

Santa Luzia – Ainda em dezembro, no dia 13, tem a devoção à Santa Luzia, protetora da visão, na Igreja Nossa Senhora do Pilar, também localizada no Comércio, com missa e procissão pelas ruas do bairro até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Esta festa é de muita devoção porque baianos e turistas se mesclam para pedir ou agradecer à santa saúde para os olhos e forma-se uma fila de pessoas com garrafas de plásticos para colher água de uma fonte, localizada na igreja, cujos fiéis afirmam ser milagrosa para doenças ligadas à visão.

Festa da Boa Viagem. Foto Saltur

Boa Viagem e do Bom jesus dos Navegantes – No dia 31 de dezembro, já começam os festejos para Nosso Senhor dos Navegantes, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, em Itapagipe. A imagem do santo na Galeota Gratidão do Povo segue para a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e retorna no dia 1º em uma procissão marítima, com o mar colorido pelo fiéis e embarcações.

É um verdadeiro espetáculo no mar e momento de muita fé no Senhor Bom Jesus dos Navegantes, no primeiro dia do ano. E quando chega na Praia da Boa Viagem, centenas de fiéis acompanham a chegada da imagem do santo recepcionado pela imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem e seguem em procissão até a igreja.

Já no lado profano, baianos e turistas unem o útil ao agradável, assistem à chegada da Galeota e das embarcações que a acompanham, enquanto se divertem na praia ou nas várias barracas espalhadas pelo bairro, regadas a comidas, frutas e bebidas típicas ao som de boa música.

Senhor do Bonfim ou Lavagem do Bonfim – A frase dos antigos diz: “Quem tem fé vai a pé”. É isto mesmo! A devoção ao Senhor do Bonfim (Oxalá, no sincretismo religioso) acontece na segunda quinta-feira de janeiro (17/01/2019). Baianos e turistas adotam o branco e azul celeste, a cor do orixá, e seguem em procissão a pé, da Conceição da Praia, no Comércio, à Colina Sagrada, Itapagipe, onde se localiza a Basílica do Senhor do Bonfim, percorrendo 8 km.

Quando a procissão chega à Colina Sagrada, baianas trajadas a caráter lavam com flores, folhas e água de cheiro as escadarias da Igreja, por isto se usa também o termo “Lavagem do Bonfim”. O costume é da época dos escravos, quando estes lavavam as escadarias das igrejas para as festas.

Festa de Iemanjá –  Dois de Fevereiro, dia dedicado a orixá Rainha do Mar, Protetora dos Pescadores cuja as cores são azul cor do mar com branco e a saudação é Odoyá, que significa Mãe das Águas! É uma festa estritamente do sincretismo religioso e há uma magia tão grande que leva todos ao Rio Vermelho para prestar homenagens a Iemanjá, unindo momentos de devoção e de diversão na festa profana!

Considerada um orixá feminino cheio de vaidade, geralmente as oferendas  se restringem a flores, perfumes e bijuterias que são colocadas em vários balaios, durante o dia todo, na casa construída pelos Pescadores daColônia de Pesca do Rio Vermelho, para serem lançados em alto mar. São estes pescadores que a homenageiam com esta festa! Porém advertem para que os devotos atentem para a ecologia e ofertem presentes que levem em conta a preservação da natureza marítima

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.