A Festa do Bembé do Mercado completa 129 anos de história e se realiza em Santo Amaro, 81 km da capital, nesta quarta-feira (9), se estendendo até o domingo (13). O Bembé do Mercado teve a sua primeira comemoração em 1889, um ano após a abolição da escravidão no Brasil. É considerado o maior candomblé de rua do mundo, reunindo mais de 40 terreiros do território do recôncavo no barracão no Mercado de Santo Amaro. Tradição, cultura, tolerância, paz e igualdade são alguns dos valores difundidos há 129 anos pela Festa do Bembé do Mercado.
Com o apoio do Governo do Estado a manifestação cultural, que é registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde o ano de 2012, foi assinado um termo de cooperação e fomento pelos secretários de Cultura, Arany Santana e de Turismo, José Alves, o chefe de gabinete do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), André Reis, e Raimundo Konmannanjy, presidente da ACBANTU, que participa da organização da festa.
“Considerando que é a Festa é patrimonializada e a sua vocação para o turismo, é muito importante firmar esta parceria junto à Setur para a sua manutenção e preservação. Isto é reconhecer também a sua importância como fato histórico, o qual nós precisamos relembrar e saudar, especialmente em tempos de intolerância como ora vivemos”, ressalta a secretária de cultura Arany Santana.
“Temos orgulho da nossa cultura, da nossa religião, da forma que vivemos. Precisamos preservar cada vez mais isso, entendendo que o turismo de hoje tem muito mais a ver com experiência”, declara o secretário de turismo José Alves, que revelou a intenção da Setur em investir cada vez mais do recôncavo baiano.
O chefe de gabinete do IPAC, André Reis, representando o diretor João Carlos Oliveira, destaca que o potencial do Bembé não se restringe aos dias da festa. “O estado acredita nas ações estruturantes que perpassam o ano inteiro. Com este objetivo, o IPAC incentiva o Plano de Salvaguarda do Bembé, para criar oportunidades que tenham este foco”, declara.
O plano será centro de discussão durante o “1º Fórum de Fortalecimento do Bembé do Mercado de Santo Amaro – Processos para a construção das Diretrizes do Plano de Salvaguarda”, promovido pela Associação dos Terreiros do Candomblé da região, em parceria com o IPAC, e que acontece nos dias 10 e 11 de maio, no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro.
Confira a programação completa da Festa do Bembé do Mercado.
09 de maio (quarta-feira)
5h – Alvorada e Preceitos no Barracão
18h30 – Grupo de Capoeira Angola Cativeiro
20h – Grupo Afro Baluarte
21h – Celebrações religiosas no Barracão
10 de maio (quinta-feira)
8h – “1º Fórum de Fortalecimento do Bembé do Mercado de Santo Amaro – Processos para a construção das Diretrizes do Plano de Salvaguarda” – Teatro Dona Canô
18h30 – Grupo de Capoeira Raízes e Estilo
20h – Balé Afro do Recôncavo
21h – Celebrações religiosas no Barracão
11 de maio (sexta-feira)
8h – Roda de Conversa sobre Samba de Roda com Mestras e Mestres
15h – Roda de Conversa: Tradição, Histórica, Cidadania e Emancipação
18h – (Agcarba) Raízes Baianas
19h – Grupo de Maculelê, Os Gemas Po vi vá
20h – Puxada de rede e Lindroamor Grupo Acarbo
21h30 – Samba de Nicinha
23h – Samba Chula João do Boi
12 de maio (sábado)
15h – Samba Criôla
19h – Grupo Gunga Capoeira
21h – Celebrações religiosas no Barracão
23h30 – Samba Chula de São Braz
13 de maio (domingo)
11h – Saída do presente para entrega na Praia de Itapema
Almoço Festivo dos Povos de Terreiro