
No Mês da Dança e do aniversário do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), a companhia pública de dança da Bahia faz duas sessões de “Lub Dub” na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), um ano após a sua estreia no mesmo palco. Aclamado pelo público e com apresentações já realizadas em diversas cidades brasileiras, o trabalho foi considerado um dos 10 espetáculos de dança fundamentais de 2017 pela revista Bravo!. O público baiano poderá rever a peça nos dias 28 de abril (sábado), às 20h, e 29 de abril (domingo) – Dia Internacional da Dança, às 19h, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Criada pelo dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim, a coreografia percussiva é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo. Eleva o “lub” e o “dub” – como são chamados os sons do coração produzidos pela abertura e fechamento das válvulas que permitem a passagem do sangue – a uma metáfora sobre a vida, sobre a própria humanidade e sua energia vital, que motiva e sustenta o movimento do corpo: o corpo que pulsa, medita, protesta e luta.
Em “Lub Dub”, os dançarinos têm a percussão como motivação sonora e física. A estrutura coreográfica se desenvolve pelas características peculiares do coreógrafo: ele oscila do silêncio absoluto à vertigem, em questão de instantes, sempre em estreita relação com a trilha sonora. O próprio Jae Duk Kim assina a trilha, que tem como base instrumentos percussivos das culturas oriental e ocidental, efeitos incidentais, canto e sons ao vivo.
Fundado em 1º de abril de 1981, o BTCA tem direção artística de Antrifo Sanches e é um corpo artístico estável do TCA e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA).