Bahia Farm Show de 5 a 9 de junho


A Bahia Farm Show é a maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil e hoje está entre as três maiores do país em volume de negócios e a próxima edição será realizada de 5 a 9 de junho de 2018. A feira é realizada na cidade de Luís Eduardo Magalhães, a  798 km de Salvador, pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Instituto Aiba (IAiba), com o apoio da Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Fazem parte da Bahia Farm Show as maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços, o que torna a feira baiana uma excelente oportunidade de realizar negócios, promover a sua marca e ficar em dia com as novidades do mercado.

Além de vitrine, a Bahia Farm Show também é palco de tomada de importantes decisões para o setor, já que a feira faz parte dos compromissos dos governantes, executivos públicos, CEOs de empresas, e muitos outros.

Na edição 2017, a feira atingiu a marca histórica de R$ 1,531 bilhão em volume de negócios, assumindo a segunda posição de vendas por visitantes no Brasil em eventos de agronegócio.

A Bahia Farm Show 2017 recebeu um público total de 63.326 pessoas, que conferiram em um só espaço as principais inovações em tecnologia do setor agrícola. O visitante, além de conferir as novidades expostas, pôde participar de eventos, palestras e mesas redondas direcionadas à agricultura empresarial e familiar, incluindo o Fórum do Canal Rural, transmitido ao vivo, em rede nacional, cujo tema abordado foi “O Potencial Hídrico do Oeste da Bahia”.

A 13ª edição da Bahia Farm Show contou com um aumento na internacionalização, com a vinda de 15% de novos expositores, muitos de países como Alemanha, Espanha e Estados Unidos, além do retorno de 10% dos que passaram por outras edições da Feira. Além disso, recebeu expositores de setores diferentes do agronegócio, a exemplo de produtos e serviços dos ramos imobiliário e de entretenimento, e gerou três mil empregos diretos e indiretos.

Previsão de boa safra eleva expectativa de bons negócios

Os produtores rurais do oeste da Bahia já iniciaram a colheita de grãos, e o prognóstico de uma supersafra enche a categoria de otimismo. Os resultados desta colheita recorde devem alavancar a economia da região, movimentando bilhões dentro e fora do campo. O cenário é animador para os expositores da Bahia Farm Show, que esperam que a principal feira agrícola do Norte e Nordeste do País mantenha a tradição de fechar bons negócios.

Durante cinco dias o município de Luís Eduardo Magalhães se tornará a principal vitrina do segmento, atraindo o olhar de consumidores em busca de maquinário e equipamentos agrícolas, sementes, defensivos e fertilizantes, veículos, software, tecnologia de irrigação, entre outros produtos e serviços ao alcance dos investidores.

O presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade realizadora da Bahia Farm Show, Celestino Zanella, comemora o “bom tempo”, tanto climático quanto econômico. Ele aposta no fortalecimento do setor agrícola da Bahia e dos estados vizinhos – Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí e o Distrito Federal –. “Mais do que o número de comercialização, a feira deste ano vem para mostrar o fortalecimento do produtor, independente da escala do seu negócio, seja pequeno, médio ou grande. Todos passamos, nos últimos cinco anos, por uma recessão financeira e hídrica que poderia ter derrubado a agricultura, mas nos reinventamos e investimos em tecnologia e capacitação para plantar mais com menos, e seguimos convictos da nossa importância como motores do desenvolvimento econômico-social”, afirma.

Com chuvas bem distribuídas no ciclo 2017/2018, o levantamento preliminar da Aiba prevê, para o oeste da Bahia, uma produção de 5,3 milhões de toneladas de soja, a maior dos últimos sete anos. No caso do algodão, a expectativa é de uma safra de 1,209 milhão de arrobas, com uma produtividade média de 310 arrobas de pluma por hectare. A cultura teve um incremento de 32,5% da área plantada em relação à última safra. No caso do milho, a produtividade deve chegar a 165 sacas por hectare, bem maior do que as 130 sacas da última safra, atingindo uma produção de 1,386 milhão de toneladas.

“Quando a safra vai bem interfere diretamente no comércio. O dinheiro circula mais, o poder de liquidez é maior, as vendas aumentam e, com elas, a geração de mais postos de trabalho, ou seja, o agronegócio impulsiona a economia do oeste baiano. A Bahia Farm Show vem para coroar essa realidade, pois reúne todos os atores envolvidos nessa cadeia”, ressaltou a coordenadora do evento, Rosi Cerrato.

O presidente da Associação de Máquinas e Implementos Agrícolas da Bahia (Assomiba), Rogério Rodrigues, também acredita em um bom momento do agronegócio no oeste baiano, o que deve se traduzir em boas vendas durante a feira. “A Bahia Farm já está consolidada, o que atrai todos os anos um público médio de 75 mil pessoas. Para as empresas do setor agrícola, a feira é também um importante canal de relacionamento e integração com o cliente, que possibilita a mostra de lançamentos e tecnologias. Depois de alguns anos com safras abaixo da média, este é o momento de investimento por parte do agricultor, portanto, estamos otimistas quanto às vendas”, afirma, ao apontar a Bahia Farm como o local certo para fechar negócios.

Durante a feira, os agentes financeiros públicos e privados estarão presentes com financiamentos e linhas de crédito específicas para o setor agropecuário, taxas de juros convidativas, além de condições elásticas e facilitadas de pagamento.

 

Bahia Farm Show

Data: 5 a 2 de junho de 2018
Horário de funcionamento: 9h às 19h
Local: Complexo Bahia Farm Show: BA 020/242, km 535 – Luís Eduardo Magalhães – Bahia

Como chegar

De avião:
O aeroporto mais próximo fica na cidade de Barreiras-Ba, distante 90 km do município de Luís Eduardo Magalhães-Ba.

As companhias aéreas que atendem o aeroporto de Barreiras são a Passaredo e a Azul.

Passaredo: www.voepassaredo.com.br

Azul: www.voeazul.com.br

Passaredo Voos Diários
Brasília/Barreiras saída: 13:30 a 15:00 chegada (diário)
Barreiras/Brasília saída 15:00 a 16:30 chegada (diário)
Salvador/Barreiras saída 10:30 a 12:25 chegada (diário)
Barreiras/Salvador saída 16:10 a 18:00 chegada (diário)
Ribeirão Preto/Barreiras (escala: Brasília)saída 07:00 a 15:00 chegada
Barreiras/Ribeirão Preto (escala: Brasília) saída 15:00 a 19:50 chegada

Azul Voos Diários
Belo Horizonte/Barreiras saida:12:00 a 14:20 chegada de segunda a sexta.
Barreiras/ Belo Horizonte saída: 14:45 a 16:55 chegada de segunda a sexta
Ribeirão Preto/Barreiras saída 06:05 a 14:20 chegada voo diário (conexões :CAMPINAS E BELO HORIZONTE)
Barreiras /Ribeirão preto saída 14:45 a 23:40 chegada voo diário (CONEXÕES CAMPINAS E BELO HORIZONTE).

De carro:
Fonte: Google Maps
Luís Eduardo Magalhães/BA – Salvador/BA: 950km – aprox. 12 hrs e 41 min
Luís Eduardo Magalhães/BA – Brasília/DF: 535km – aprox. 6 hrs e 11 min

De ônibus:
BRASÍLIA/LUÍS EDUARDO MAGALHÃES (leito): 22:00 – 05:30h
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES/BRASÍLIA (leito): 22:45 – 06:30
BRASÍLIA/LUÍS EDUARDO MAGALHÃES (executivo): 22:00 05:30
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES/BRASÍLIA (executivo): 22:45 – 06:30
SALVADOR/LUÍS EDUARDO MAGALHÃES (leito)-(CONV): 19:45 – 10:30
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES/SALVADOR (leito):(CONV) 18:15 – 09:30
SALVADOR/LUÍS EDUARDO MAGALHÃES (convencional): 16:00 – 07:30
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES/SALVADOR (convencional): 14:00 – 05:30
SALVADOR/LUIS EDUARDO (CONVENCIONAL): 17:00 – 07:35
BARREIRAS/SALVADOR (leito)-(CONV): 19:45 – 09:30
SALVADOR/BARREIRAS (convencional): 16:00/19:45/20:45 -05:30/09:30/10:00
BARREIRAS/SALVADOR (convencional): 18:30/19:45/20:45 – 07:30/09:30/10:00
GOIÂNIA/LUÍS EDUARDO MAGALHÃES: 20:30 – 07:00
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES/GOIÂNIA: 20:00 – 07:00

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.