
A produção de chocolate feita na hora em uma Fábrica Escola, formada por alunos da rede estadual que estão se especializando na confecção do produto, pode ser vivenciada entre as atividades da ‘Páscoa Luz’ que prossegue até 1º de abril no Shopping da Bahia (3º piso), em parceria com o governo do estado. Quem visitar a fábrica poderá constatar o processo de fabricação do chocolate, uma das principais propostas da Rota do Chocolate, em implantação na região de Ilhéus. E, naturalmente, se deliciar com a iguaria.
Os estudantes explicam aos visitantes as etapas da produção do alimento. “Após a colheita, o cacau passa pela seleção, secagem e trituração, transformando-se em nibs de cacau, do qual se obtém um pó que permanece por 24 horas em uma máquina, para virar pasta”, afirma a aluna Vitória Alves de Oliveira, do Centro Técnico Profissional – Cetep, da cidade de Ipiaú, na região cacaueira. Enquanto observam o processo, as pessoas degustam os chocolates produzidos no local.
Com o objetivo de atrair a atenção dos visitantes, uma árvore megatônica ‘conversa’ com um interlocutor sobre aspectos da história e da riqueza da produção cacaueira no sul da Bahia. No espaço há ainda um palco para encenações, e armazéns que comercializam chocolates produzidos no estado.
Estrada temática
A fábrica de chocolate do Páscoa Luz fornece uma pequena amostra do que os visitantes poderão presenciar em larga escala quando a Rota do Chocolate estiver finalizada. O roteiro temático passa pelas grandes fazendas de cacau situadas entre Ilhéus e o município de Uruçuca. A ambientação está em execução, a partir de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e do Planejamento (Seplan), Prefeitura de Ilhéus e a Associação de Turismo de Ilhéus.