Mulheres Malês- Nas Margens do Rio estará em cartaz dia 23 de março, às 19h, no Cine Teatro Lauro de Freitas. O espetáculo traz um olhar através de uma linguagem sensível e lúdica, sobre a construção racial e de gênero propondo o público a pensar o dia anterior ao Levante do Rio Joanes, quais os sentimentos e estratégias que antecederam a ação, relembrando as mulheres que fizeram parte deste processo: Ludovina, Tereza, Germana e Francisca.
Produzido pelo grupo Loca de Teatro e com texto e direção de Heme Costa, o espetáculo empenha-se em não somente contar a história do Levante, mais em fazer refletir sobre as individualidades desse processo onde negras e negros no século XIX pensaram uma nova estrutura político-social, e utilizaram da inteligência, estratégia e força para remodelá-la.
O Levante do Rio Joanes foi a Insurreição Malê que aconteceu em 28 de fevereiro de 1814, tendo início em Salvador com o propósito de seguir até o Recôncavo, sendo bloqueados às margens do rio Joanes na região de Santo Amaro de Ipitanga, hoje então Lauro de Freitas.
Para a diretora Heme Costa é fundamental compreendermos que essas pessoas existiram, eram individuais, tinham nome e histórias pessoais, tiram da nebulosidade a compreensão generalizada e racista de que as insurreições possuem uma única versão, aquelas contadas nos livros didáticos, sem profundidade, sem pessoalidade”.
Espetáculo Mulheres Malês- nas margens do Rio
Qundo: 23 de Março de 2018
Onde: Cine Teatro de Lauro de Freitas (Praça da Matriz- Centro)
Horário: 19h
Quanto: R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia)
Realização: Grupo Loca de Teatro