Fazer trilhas, tomar banho de cachoeira e conhecer a fauna, flora e a história da Chapada Diamantina são ótimas opções para turistas que gostam de aventuras e até mesmo quem quer descansar da agitação das cidades grandes, usufruindo de ar puro com belas paisagens e cachoeiras para se banhar.
O ecoturismo é o grande foco de Lençóis, ponto de partida para muitos passeios – Morro do Pai Inácio, grutas Pratinha e Lapa Doce, poços Azul e Encantado e cachoeiras como Ribeirão do Meio, dentre outros. A cidade atrai turistas de todo o mundo e preserva um casario de estilo colonial datado do século XIX que remonta ao tempo em que era conhecida como Capital do Diamante.
Boa pedida para o visitante é conhecer o Museu Vivo do Garimpo, em Mucugê, que lembra a história da exploração de ouro e pedras preciosas e o projeto Sempre Viva – focado na educação ambiental e ponto de partida para trilhas leves, com guiamento para as cachoeiras da Piabinha e do Tiburtino. Também vale esticar o passeio para visitar Igatu, distrito de Andaraí, município vizinho. Conhecida como a Machu Picchu baiana, a vila é o destino perfeito para quem gosta de história e praticantes de escalada.
Vale do Capão, distrito de Palmeiras, é um dos locais mais procurados para quem deseja descansar ou se aventurar em contato com a natureza.Entre os principais atrativos de Palmeira estão a Trilha Águas Claras e a Cachoeira da Fumaça, queda d’água com 360 metros. Como o fluxo turístico é grande nesta época de verão, além de hotéis, há a oferta de vagas com o aluguel de casas.