Ecoturismo na Chapada Diamantina


Lençóis em Foto Rita Barreto/Setur-BA

Fazer trilhas, tomar banho de cachoeira e conhecer a fauna, flora e a história da Chapada Diamantina são ótimas opções para turistas que gostam de aventuras e até mesmo quem quer descansar da agitação das cidades grandes, usufruindo de ar puro com belas paisagens e cachoeiras para se banhar.

O ecoturismo é o grande foco de Lençóis, ponto de partida para muitos passeios – Morro do Pai Inácio, grutas Pratinha e Lapa Doce, poços Azul e Encantado e cachoeiras como Ribeirão do Meio, dentre outros. A cidade atrai turistas de todo o mundo e preserva um casario de estilo colonial datado do século XIX que remonta ao tempo em que era conhecida como Capital do Diamante.

Morro do Pai Inácio em foto de João Ramos/Bahiatursa

Boa pedida para o visitante é conhecer o Museu Vivo do Garimpo, em Mucugê, que lembra a história da exploração de ouro e pedras preciosas e o projeto Sempre Viva – focado na educação ambiental e ponto de partida para trilhas leves, com guiamento para as cachoeiras da Piabinha e do Tiburtino. Também vale esticar o passeio para visitar Igatu, distrito de Andaraí, município vizinho. Conhecida como a Machu Picchu baiana, a vila é o destino perfeito para quem gosta de história e praticantes de escalada.

Cachoeira da Fumaça

Vale do Capão, distrito de Palmeiras,  é um dos locais mais procurados para quem deseja descansar ou se aventurar em contato com a natureza.Entre os principais atrativos de Palmeira estão a Trilha Águas Claras e a Cachoeira da Fumaça, queda d’água com 360 metros. Como o fluxo turístico é grande nesta época de verão, além de hotéis, há a oferta de vagas com o aluguel de casas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.