Festival de Música e Artes Olodum neste final de semana


Foto divulgação Magali Moraes

O Festival de Música e Artes Olodum – Femadum acontece nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, no Largo do Pelourinho. O festival é tradicionalmente realizado pelo Bloco Afro Olodum com o objetivo de promover as manifestações culturais de matriz africana e revelar novos talentos musicais. Este ano, tem como tema “A Casa das Águas”, em homenagem ao carnaval do bloco, que em 2018 é “ Deusas das Águas – Oceanos, Rios e Lagos”.

A programação será aberta, dia 26 de janeiro, com uma exibição audiovisual da TV Olodum, seguido por um coquetel de lançamento do evento e continua nos dias 27 e 28, das 13h as 17h, com as homenagens, a premiação dos vencedores do festival de música e com uma programação musical, que contará com grupos de reggae, de samba, apresentações de DJs e a percussão do Bloco Olodum.

O evento contempla diferentes linguagens artísticas, a música no geral, passando pelo samba reggae criado pelo saudoso Mestre Neguinho do Samba, a literatura, arte plástica e audiovisual. Em 2018, o Femadum terá a presença do audiovisual com a exibição de filmes já realizados com e pelo o Olodum, clipes musicais e vídeos com a temática afrobrasileira. Outra novidade é a Feira de Africanidades. A feira tem o objetivo de referendar o protagonismo feminino no âmbito empresarial e comercial reproduzindo o conceito e a força das grandes feiras africanas.

O Femadum apresenta ao público elementos da cultura, das tradições, da religiosidade e das inovações do povo brasileiro. O festival foi criado em 1980, para divulgar a diversidade da cultura afro baiana e brasileira e dar oportunidade a talentosos artistas populares que buscam na cultura afro a sua fonte de inspiração, possibilitando a compositores, músicos e ao público em geral um reencontro com fatos da história do Brasil e do mundo, por meio de composições populares.

Registrado em forma de vídeo pela TV Granada em 1981 dentro do filme Carnaval Bahia dirigido pelo cineasta Carlos Passini, sendo o primeiro evento de um bloco afro a ser transmitido em imagens para a Inglaterra. E, desde 2010 a TV Educativa da Bahia – TV E, tem transmitido o Femadum para a Bahia, alcançando algo em torno de 280 municípios e, pela internet, o Femadum chega a África, América Latina e Asia.

Femadum – Festival de Música e Artes Olodum

Dias: ​ 2​6,27​ e​​ ​2​8​ de Janeiro​ (​Sexta-feira, ​Sábado e Domingo)​
Horário​s​: 26/01 a partir das 16:30
27 e 28/01 das ​1​​3​​h às 18h
Local: Largo do Pelourinho – Pelourinho
Aberto ao público

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.