Mais um espaço cultural em Morro de São Paulo com a restauração da Fortaleza


Foto divulgação Marcos-Galindo

Com a restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo, que será usada como museu, terá exposições, espetáculos teatrais e eventos diversos, surgiu mais um atrativo para baianos e turistas visitarem Morro de São Paulo, localizado na Ilha de Tinharé, município de Cairu (170 Km de Salvador), na Costa do Dendê, que tem raízes históricas no Brasil Colônia. (Noemi Flores)

O nome Tinharé foi batizado por Martim Afonso de Sousa que desembarcou na ilha em 1531 e a chamou de Tynharéa. Devido à sua localização geográfica privilegiada, foi cenário de inúmeros ataques de esquadras francesas e holandesas, verdadeira zona franca de corsários e piratarias durante o período colonial.

Foto divulgação de Tatiana Azeviche – Setur

Toda esta história poderá ser imaginada pelos turistas que visitarem a Fortaleza de Morro de São Paulo que foi totalmente recuperada e entregue hoje, 20 de janeiro de 2018, pelo governador do Estado, Rui Costa, o que vai contribuir para o incremento do turismo cultural nesse importante destino de sol e mar, visitado por 300 mil turistas/ano.

A centenária edificação do século XVII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um atrativo a mais numa região que tem vocação para o turismo de sol e mar, valorizando o turismo histórico-cultural para a região.

Segundo informações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), o processo de restauro foi minucioso, com o objetivo de preservar a identidade do patrimônio datado do século XVII. A primeira etapa da obra contemplou a recuperação emergencial da muralha. Na etapa seguinte, foi feita a restauração do Corpo da Guarda e do Forte da Ponta.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.