Hoje é dia da Lavagem do Bonfim


 

Foto do G1 (Josemar Pereira/Ag.Haack)

Uma das festas mais esperadas por baianos e turistas é a Lavagem do Bonfim, que neste ano acontece no dia 11 (quinta-feira), ou seja, sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro. A procissão sai por volta de 8h da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, percorre 8 quilômetros, tendo à frente a imagem de Nosso Senhor do Bonfim, acompanhado por religiosos e devotos, e de baianas vestidas a rigor para lavarem na Colina Sagrada as escadarias da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim com flores e perfumes.É o dia que tanto os católicos como os que cultuam os orixás se vestem de branco em homenagem a Deus, Nosso Senhor do Bonfim, e para os adeptos do Candomblé é o orixá Oxalá, o Criador, que também é homenageado com a cor azul, acrescentado do branco. O bonito da festa é que todos os devotos se unem e seguem a procissão com as cores do santo e do orixá!

Neste dia, se festeja mais o lado profano, onde permanecem muitas pessoas que não querem acompanhar a procissão e preferem ficar no Comércio assistindo ao desfile musical de minitrios pelas ruas deste bairro. Já no Bonfim e adjacências, como o bairro da Penha e Ribeira, barracas armadas, bares e restaurantes  oferecem som musical, comidas e bebidas típicas.

Foto Catiane Leandro (Arquidiocese de Salvador)

Religião – Para os católicos a Festa do Senhor do Bonfim 2018 terá início no dia 4 de janeiro, com a Novena Preparatória, que seguirá até o dia 13, às 19h. Com o tema: “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim” e lema “Quem dizes os homens ser o Filho do Homem” (Mt 16,13), durante cada noite um pregador refletirá sobre um subtema. Dia 11 a procissão sai da Basílica da Conceição da Praia, às 9, até a Colina Sagrada, onde fica a Igreja do Bonfim, no bairro do mesmo nome.

No domingo, 14 de janeiro, dia da festa, será marcado pela celebração da Missa Solene, às 10h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.