A exuberância da Baía de Todos-os-Santos e a beleza de suas ilhas paradisíacas


Observar a Baía de Todos-os-Santos já é um encanto, a maior do país, com seus 1.230 km2 de beleza e imensidão. Imagina fazer um passeio em plena Baía para conhecer as suas 56 ilhas através de embarcações no Terminal Turístico e Náutico, ou pelo ferry -boat, no Terminal de São Joaquim? Começando pelas mais procuradas como Itaparica (municípios de Vera Cruz e Itaparica), Ilha da Maré, Ilha dos Frades e Ilha Bom Jesus dos Passos. (Noemi Flores)

A Baía de Todos-os-Santos foi descoberta pelos portugueses em 1501 e dentre as 56 ilhas, sendo que a maior da Bahia e do país é a Ilha de Itaparica, com mais de 36 quilômetros de comprimento, 239 quilômetros quadrados de superfície, dividida em dois municípios Vera Cruz e Itaparica, locais com praias aprazíveis além de prédios e monumentos históricos para serem visitados pelos turistas. Para se chegar até Itaparica, cerca de uma hora de trajeto,  pode-se utilizar  lanchas que partem, diariamente, do Terminal Náutico, na Avenida França, Comércio, ou ferry-boat  pelo Terminal de São Joaquim, bairro do mesmo nome, próximo ao Comércio.

Ilha de Itaparica

Ilha de Itaparica – Era habitada pelos índios Tupinambás, mas a ocupação europeia deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento fundado por jesuítas na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu – então denominada Vila do Senhor da Vera Cruz e por fim município de Vera Cruz, cuja sede é em Mar Grande. A presença dos negros também marcante na região, que muito contribuíram para a cultura local,  tendo como destaque a “Heroína Negra da Independência”, Maria Felipa de Oliveira, que liderou grupos de mulheres e homens para lutar pela Independência, de 1822 a 1823. Em toda a ilha o turista dispõe de  serviços de qualidade em todos os níveis – hotéis, pousadas,  restaurantes com deliciosos frutos do mar, passeios de barco, paraquedismo e uma infinidade de opções de entretenimento.

Vera Cruz

Os atrativos históricos são as ruínas de igrejas, de fornos e de moinhos; a Igreja do Nosso Senhor da Vera Cruz é o mais importante Patrimônio Histórico da Ilha de Itaparica. A cultura, com influência basicamente afro, é retratada fortemente pelas festas religiosas com procissões marítimas e terrestres.

Igreja de 1770 - Praia de Conceição
Igreja de 1770 – Praia de Conceição

 

Praia de Conceição
Praia de Conceição

A Folia de Reis, o Bumba-Meu-Boi, a Puxada de rede, o Maculelê, a Capoeira, as festas de largo e o carnaval compõem o folclore de Vera Cruz. As praias mais procuradas são as de Mar Grande, Penha, Conceição, Barra do Gil e Barra do Pote, Tairú,  Berlinque e Aratuba e Cacha-Pregos.

Itaparica

Neste município da ilha nasceu e morou, durante muitos anos, o escritor João Ubaldo Ribeiro. Sua principal obra, Viva o Povo Brasileiro, é ambientada em Itaparica, desde os tempos em que era habitada pelos indígenas, passando por sucessivas gerações.

Fonte da Bica
Fonte da Bica

A cidade já foi balneário de repouso e de saúde devido à água mineral que jorra da Fonte da Bica, inclusive lá há uma inscrição divertida:”Êh! água fina. Faz velha virá menina”.
No Centro Histórico podem ser vistos antigos casarões como o Solar Tenente Botas, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento (século XVIII), a Igreja de São Lourenço (século XVII), o Forte de São Lourenço na Avenida Beira Mar.

A cidade é calma, propícia para quem quer passar dias tranquilos nas principais praias que são de  Ponta de Areia, Praia da Ponta do Mocambo, Praia do Boulevard, Praia do Forte, São João de Manguinhos, Praia de Amoreiras, Coroa do Limo e Porto dos Santos.

Av. Beira Mar Itaparica

 Pequenas ilhas de muita paz, sossego e lazer

Além de Itaparica há as pequenas e belíssimas  ilhas, que fazem parte do município de Salvador, a exemplo da Ilha de Maré, Ilha dos Frades e Ilha Bom Jesus dos Passos.  Para visitar estas ilhas se utiliza embarcações que saem de meia em meia hora do Terminal Náutico de Salvador.

bom jesus dos passos
Bom Jesus dos Passos

Ilha de Maré

Na Ilha de Maré, população formada basicamente por pescadores e artesãos, o turista vai encontrar beleza e tranquilidade, além de apreciar a cultura local como a igreja de Nossa Senhora das Neves, do século XVI, e Senhora de Santana, do  XIX e o trabalho de rendeiras que confeccionam peças em renda de bilro, artesanato tradicional da região.

As principais praias são: Itamoabo, das Neves, Praia Grande, de Santana e do Botelho ou Oratório de Maré. A maioria com formação de piscinas naturais, águas calmas, ótimas para mergulho e esportes aquáticos.

ilha de maré
Ilha de Maré

 Ilha dos Frades

A beleza natural da Ilha dos Frades, destacada pelas áreas preservadas da Mata Atlântica, pode ser vista e sentida pelos visitantes. E para quem gosta de locais que mostram um pouco da história, há as ruínas de um armazém, onde os escravos eram colocados para engordar antes de serem vendidos e  as de uma casa-de-farinha.

As praias mais importantes são a Praia da Costa, a de Loreto, a de Paramana, a da Ponta de Nossa Senhora, a do Tobar e a da Viração, com águas límpidas e cristalinas, excelentes para a prática do mergulho,  onde podem ser observadas formações de corais e recifes.

Bom Jesus dos Passos

Na Ilha Bom Jesus dos Passos, onde o turista pode acampar, pescar e  praticar esportes náuticos. Situada entre Madre de Deus e a Ilha dos Frades. Esta ilha, que fica em meio a manguezais e floresta densa, dispõe de uma ampla área para camping e as praias mais procuradas são Pontinha e Ponta do Padre.

Para quem gosta de se inteirar da cultura da localidade, a Igreja de Bom Jesus dos Passos teve sua licença concedida em 1726 e sua construção foi iniciada em 1766. Possui  três altares, em decoração neoclássica, com a imagem do Senhor dos Passos  talhada em madeira por Félix Pereira. Sua fachada é em estilo rococó.

mapa ilustrado da baía de todos os santos

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.