A terceira edição do Afro Fashion Day acontece neste sábado, 18 de novembro, no Porto Salvador Eventos (Comércio), com uma programação que inclui exposição fotográfica, bate-papos, loja colaborativa, palestras e shows, além é claro, do esperado desfile, que esse ano terá 100 looks.
Criado para celebrar o mês da Consciência Negra, o Afro Fashion Day busca dar visibilidade para modelos negros, a cultura afro-brasileira e os trabalhos de marcas locais. A entrada é apenas 1 kg de alimento não-perecível e está sujeita à lotação do espaço. As doações serão destinadas ao Mesa Brasil Sesc.
Com uma expectativa de público de 3 mil pessoas, o Afro Fashion Day 2017 terá como tema Os Quatro Elementos da Natureza. Água, Fogo, Terra e Ar serão traduzidos na figura geométrica do triângulo, marca registrada do AFD. Na passarela, o tema virá através de um show fashion coordenado pela diretora artística do desfile, Nara Couto, responsável por unir os olhares de VJ Gabiru, DJ Telefunksoul, do produtor de moda Fagner Bispo e da companhia de dança Lekan Dance, coordenada pelo bailarino Ed Cruz, além de Dino Neto, que assinará a beleza pelo terceiro ano.
A produção das peças foi acompanhada por Fagner, que dividiu o desfile em quatro blocos, de acordo com o elemento. O criativo, que é estilista, também assina algumas roupas que estarão na passarela. Os 100 looks serão desfilados por modelos selecionados em agências da cidade, além dos oito jovens escolhidos em cinco seletivas realizadas nos bairros de Salvador. Desfilam ainda os músicos Rafa Dias, do Attoxxa, Luã Faya, do Clube do Ragga, o DJ Raiz e o produtor cultural Uran Rodrigues.
Programação Afro Fashion Day 2017
Quando:
Local: 18 de novembro, no Porto Salvador Eventos (Comércio)
Acesso: um quilo de alimento não-perecível
Exposição fotográfica Asas Urbanas (térreo)
9h às 20h
PAPO AFD (piso 2)
10h50 – Fashionismo com Tradição e Identidade, com a estilista Madá Negrif (oferecimento Ebam – Escola Baiana de Arte e Moda)
11h40 – Sustentabilidade na moda e o Fashion Revolution, com a jornalista Ana Fernanda Souza, articuladora do Coletivo Justa Moda
12h30 – A Indústria da Maquiagem Entende Mesmo desse Riscado?, com a maquiadora Maili Santos (oferecimento Ebam – Escola Baiana de Arte e Moda)
13h20 – Moda, Afroempreendedorismo e Economia Criativa, com designer Goya Lopes (Goya Lopes Design Brasileiro), Paulo Rogério Nunes (da aceleradora de negócios Vale Dendê) e o estilista Renato Carneiro (Katuka Africanidades)
14h10 – Particularidades da Pele Negra, com a especialista em dentística e bioquímica estética, Josiane Popoff, membro da Sociedade Americana de Peles Negras (oferecimento BellaCor Estética)
15h – A Interseção da Arte e Moda na Contemporaneidade, com o artista visual Yosh José (oferecimento Ebam – Escola Baiana de Arte e Moda)