Um final de tarde ao som de jazz, com uma das melhores vistas do pôr do sol da Baía de Todos-os-Santos. É neste clima que a pianista Lis de Carvalho é a grande convidada JAM no MAM com as Mina do próximo sábado, dia 11 de novembro, integrando durante toda a noite a Geleia Solar, banda anfitriã que sempre constrói ao lado dos músicos participantes a programação musical da JAM no MAM.
Pianista, arranjadora, compositora e bacharel em piano, ela vai interagir dentro do espírito do projeto, que valoriza a improvisação e a troca musical a partir do jazz. A temporada da JAM no MAM com as Mina segue até o final de novembro com patrocínio da Secretaria de Turismo e do Governo do Estado da Bahia, e apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA).
Conta também com o apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Lis de Carvalho é professora do curso de Piano Popular e Harmonia na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo e toca na noite paulistana com o Jazzmin’s Combo. Já subiu ao palco ao lado de artistas como Paulo Moura, Raul de Souza, Lula Galvão, Roberto Sion, Bocato e Vânia Bastos, e tem várias de suas composições gravadas em sete CDs e dois DVDs com Celso Pixinga.
A ideia por trás da JAM no MAM com as Mina é levar um número cada vez maior de mulheres a se sentir instigado a participar da cena musical onde a presença de instrumentistas do sexo masculino ainda é majoritária. Para isso, importantes figuras da cena instrumental e musical brasileira estão sendo convocadas a integrar a jam session baiana aos sábados, trazendo consigo suas experiências para uma rica troca com os músicos e o público locais.
Outra novidade nessa temporada é a criação de um espaço para que a linguagem da dança ganhe destaque, com um palco especialmente montado para improvisações feitas por qualquer pessoa disposta a dialogar a partir dos estímulos musicais criados ao vivo na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia. Para participar, não é preciso qualquer tipo de inscrição prévia; basta subir ao palco localizado ao lado do espaço dedicado aos músicos da JAM no MAM e utilizar o corpo como mais um instrumento dentro da jam session, improvisando a partir de cada tema apresentado.
Programação com participação especial de:
11/11 – Lis de Carvalho (piano) com a banda Geleia Solar
18/11 – Joana Queiroz (clarinete) com banda Geleia Solar
25/11 – Paula Valente (sax) com a banda Geleia Solar
Data: Aos sábados.
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão).
Horário: Das 18h às 21h.
Ingresso: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).